Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Monitoria de ensino: veja inscrições homologadas; provas da 1ª fase começam nesta terça-feira, 2

Primeira prova será com candidatos da disciplina de Geoprocessamento; demais exames acontecerão no dia seguinte
publicado: 01/04/2024 15h38, última modificação: 02/04/2024 13h25

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna pública a lista de INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS da seleção de estudantes para atuação como monitores de ensino. Os candidatos listados deverão comparecer para fazer a prova da primeira fase, de acordo com as informações presentes na última página da lista de homologação.

Conforme o documento, a prova dos candidatos à monitoria de Geoprocessamento está marcada para esta terça-feira, 2, das 9h30 às 11h30, no Laboratório de Informática. Já na quarta-feira, 3, também das 9h30 às 11h30 (novo horário), serão aplicadas todas as provas referentes às demais disciplinas. Quanto aos locais, a aplicação se dará da seguinte forma: quem está inscrito para a monitoria de Desenho Técnico deverá comparecer com 15 minutos de antecedência no Laboratório de Desenho (B-03); e todos os demais candidatos deverão, com a mesma antecedência, dirigir-se à sala do Programa de Monitoria de Ensino (C-14).

De caráter eliminatório, esta primeira etapa consiste em responder a no máximo 10 questões, em até duas horas, sem consulta. Para seguir para a próxima fase, é necessário obter no mínimo oito pontos. Os conteúdos a serem cobrados devem ser conferidos na última página do EDITAL DE SELEÇÃO.

A oferta total é de 21 vagas distribuídas nos turnos matutino e vespertino. Os selecionados atuarão em 12 diferentes disciplinas. A monitoria será remunerada e a duração de pagamento da bolsa dependerá do nível acadêmico das disciplinas. Os aprovados para os componentes curriculares dos cursos integrados ficarão na monitoria por um período de nove meses. Já os selecionados para as disciplinas do curso superior receberão a bolsa por cinco meses.

O valor a ser pago mensalmente é de R$ 700,00 para uma carga horária semanal de 15 horas. No entanto, conforme o edital de seleção e o calendário acadêmico, em abril e nos meses de recesso escolar, o valor da bolsa será de R$ 350,00, porque serão contados apenas os 15 dias trabalhados. Vale ressaltar que o pagamento está condicionado à previsão orçamentária do campus.

Demais etapas

A divulgação do resultado da primeira etapa e a convocação para a segunda fase da seleção será feita no dia 8 de abril, com prazo para recurso até o dia seguinte, 9. A próxima fase consiste numa entrevista que abordará os conhecimentos da área de atuação do monitor. De caráter classificatório e com duração máxima de 20 minutos, nesta etapa, o candidato deve obter no mínimo oito pontos para ser classificado. A entrevista será feita junto ao docente da disciplina com o acompanhamento da equipe pedagógica e/ou da Coordenação de Monitoria.

O início da monitoria está previsto para o dia 16 de abril. Após a vigência das atividades, há a possibilidade de prorrogação por mais um mês, de acordo com o calendário acadêmico atual. Ao término da monitoria de ensino, serão emitidos certificados e as horas poderão ser computadas como atividades complementares ou como prática profissional, após avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves