Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Monitoria de Ensino lança novo edital com a oferta de quatro vagas

Monitoria de Ensino lança novo edital com a oferta de quatro vagas

Prazo para que estudantes se inscrevam vai de 22 a 29/07; vagas são nas áreas de Língua Portuguesa e Química
por Lidiane Neves publicado: 19/07/2024 12h33, última modificação: 19/07/2024 12h36

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o EDITAL Nº 03/2024 destinado à nova seleção de estudantes bolsistas do Programa de Monitoria de Ensino. O processo seletivo foi aberto para preencher quatro vagas não ocupadas no edital anterior, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Química Geral e Química Analítica. O período de inscrição dos estudantes já começa nesta segunda-feira, 22, e se estende até o dia 29 de julho, na recepção da unidade de ensino.

Dentre as condições gerais de participação, o edital estabelece que o aluno interessado em concorrer às vagas deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano de um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Meio Ambiente e Química); ou ser aluno do curso subsequente (Química); ou cursar o ensino superior (Química Industrial). É também requisito já ter concluído, com média maior que 7,0, a disciplina em que deseja concorrer e ter disponibilidade de horário para cumprir, em dias letivos, a carga horária semanal de 15 horas, no turno de oferta da vaga.

Para se inscrever, basta preencher a ficha (anexo I do edital) disponível na recepção do Campus Penedo, no prazo e horários estabelecidos no edital. O formulário deve ser entregue assinado pelo estudante, junto com a cópia do RG e CPF; histórico escolar relativo ao ano letivo até 2023 ou histórico do ensino médio completo (caso seja aluno do subsequente ou superior); e comprovante de matrícula emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA).

A seleção ocorrerá em duas fases: prova escrita e entrevista. Conforme o cronograma do edital, a prova será aplicada no dia 31 de julho e os inscritos terão duas horas (das 14h às 16h) para responder até 10 questões, sem acesso a nenhum tipo de consulta. Os conteúdos a serem cobrados estão descritos nas duas últimas páginas do edital. Quem obtiver no mínimo 8,0 (oito) pontos estará habilitado para a segunda fase.

As entrevistas ocorrerão no período entre 7 e 9 de agosto. O resultado final de todo o processo seletivo será divulgado até o dia 12 de agosto e a previsão é que as atividades da monitoria já comecem no dia 14 do mesmo mês. A partir da assinatura do termo de compromisso, os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), durante a vigência da monitoria. Como a atividade é remunerada, vale lembrar que o estudante monitor não pode receber qualquer bolsa no âmbito do Ifal, exceto os auxílios da Assistência Estudantil.

Ao término da experiência, todos receberão certificado e poderão computar a carga horária total como Atividades Complementares ou como Prática Profissional (para as disciplinas práticas), mediante anuência da coordenação ou do colegiado de curso.