Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Lógica é tema de evento interdisciplinar no Campus Penedo

Lógica é tema de evento interdisciplinar no Campus Penedo

Cerimônia de abertura do I EnLog aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da unidade de ensino.

publicado: 24/05/2018 17h30, última modificação: 30/05/2018 14h18
Exibir carrossel de imagens Telmo Oliveira, presidente da comissão organizadora do I EnLog.

Telmo Oliveira, presidente da comissão organizadora do I EnLog.

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o Ifal Penedo está voltado para a realização do I Encontro de Lógica (EnLog). As atividades tiveram início nesta manhã, no auditório do campus, com a cerimônia de abertura do evento que traz em sua programação uma variedade de palestras, minicursos, oficinas e jogos sobre o estudo da lógica e suas aplicações.

Aberto à comunidade interna e ao público em geral, o EnLog registrou 420 inscrições. “A grande maioria, cerca de 80%, é de estudantes do Ifal Penedo, mas ficamos muito felizes pelo fato de o evento ter alcançado pessoas de fora, a exemplo de alunos de outros campi do Ifal, de escolas públicas e particulares de Penedo, da Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e do IF de Sergipe”, destacou o professor Telmo Oliveira, presidente da comissão organizadora. Na ocasião, ele também ressaltou o envolvimento de palestrantes e instrutores de outras instituições de Alagoas, Bahia e Sergipe. “Isso nos anima até em pensar numa próxima edição com caráter regional”.

Atividades acontecem nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25.Sobre a importância da temática do evento, o docente afirmou ser a lógica imprescindível para o cotidiano de qualquer pessoa. Em suas diversas manifestações, ela aprimora a capacidade de exprimir ideias claras e concisas, assim como refina a capacidade para formular e analisar argumentos e estimula o pensamento matemático.

“A lógica tem papel fundamental para a tomada de decisões do dia a dia, seja na escolha de um caminho de casa para escola ou na formação de uma frase com coerência. Quando falamos ou escrevemos, estamos utilizando a lógica”, evidenciou, acrescentando que a programação reflete essa interdisciplinaridade ao agregar atividades relacionadas à matemática, informática, filosofia, sociologia, biologia, entre outras áreas.

O diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha, e a chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, também discursaram na cerimônia de abertura do EnLog. “É um evento vai ao encontro da missão do instituto, que é gerar conhecimento, estimular o pensamento crítico e fazer a região se desenvolver”, afirmou o diretor. Já a professora Edriane, além desejar que a participação do público nas atividades renda aprendizado e convivialidade, destacou a complexidade do processo de construção do EnLog. “Sabemos que demanda muito esforço e compromisso, e ficamos felizes em saber que, na elaboração do projeto, a organização usou como modelo o Cienitec”, disse a chefe do Departamento Acadêmico, referindo-se à Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia, realizada pelo Ifal Penedo a cada dois anos.

Apresentação do Grupo de Música ArtIfal.ArtIfal – Marca já registrada dos eventos do campus, o grupo de música ArtIfal se apresentou encantando a plateia com um repertório que uniu clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e composições da atualidade no estilo sertanejo universitário. Sob a coordenação do professor Sueudo Fernandes, os estudantes cantaram Como Nossos Pais (Elis Regina), Apelido Carinhoso (Gusttavo Lima) e Ausência (Marília Mendonça), além de apresentarem o instrumental de Meu Bem Querer (Djavan) e Carinhoso (Pixinguinha).

Palestra – A cerimônia de abertura foi finalizada com a palestra da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Delma Barros Filho, sobre os processos de argumentação por estudantes do ensino fundamental. O tema abordado é fruto de sua pesquisa de doutorado em psicologia concluída em 2017, na qual buscou estudar a escolarização de crianças e sua relação com processos de argumentação e transição conceitual.

A docente explicou alguns métodos utilizados, entre eles, a repetição e a resolução de silogismos – modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. “No processo de resolução dos silogismos, pôde-se perceber que as respostas eram dadas com a interferência das experiências anteriores e externas à escola. Isso porque a gente não é uma tábula rasa quando ingressa na escola. Existe uma prenoção das coisas”, disse a pesquisadora, ressaltando que um dos desafios da escolarização para o desenvolvimento é justamente o de superar as contradições do senso comum. “Caso não, o papel da escola terá fracassado”, concluiu.

Palestra de abertura foi da professora da UFBA, Delma Barros Filho.Doutora em Psicologia pela UFBA, Delma Barros Filho tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educacional, com atuação focada nos seguintes temas: escolarização, desenvolvimento conceitual, desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimentos e significados de infância.

Programação - O I Encontro de Lógica é uma realização do Ifal Penedo e conta com o apoio do Sebrae, Palhíssima - Palhas Italianas Artesanais, Clínica Consuldent, Virgulino Petiscaria & Cia, Prefeitura de Penedo, Mega Mídia e Hotel e Churrascaria O Laçador. As atividades seguem até o final da tarde de sexta-feira, quando será realizado o Desafio de Lógica, com premiação para os participantes vencedores. Para conferir toda a programação do evento CLIQUE AQUI.