Notícias
Lógica é tema de evento interdisciplinar no Campus Penedo
Cerimônia de abertura do I EnLog aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da unidade de ensino.
Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o Ifal Penedo está voltado para a realização do I Encontro de Lógica (EnLog). As atividades tiveram início nesta manhã, no auditório do campus, com a cerimônia de abertura do evento que traz em sua programação uma variedade de palestras, minicursos, oficinas e jogos sobre o estudo da lógica e suas aplicações.
Aberto à comunidade interna e ao público em geral, o EnLog registrou 420 inscrições. “A grande maioria, cerca de 80%, é de estudantes do Ifal Penedo, mas ficamos muito felizes pelo fato de o evento ter alcançado pessoas de fora, a exemplo de alunos de outros campi do Ifal, de escolas públicas e particulares de Penedo, da Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e do IF de Sergipe”, destacou o professor Telmo Oliveira, presidente da comissão organizadora. Na ocasião, ele também ressaltou o envolvimento de palestrantes e instrutores de outras instituições de Alagoas, Bahia e Sergipe. “Isso nos anima até em pensar numa próxima edição com caráter regional”.
Sobre a importância da temática do evento, o docente afirmou ser a lógica imprescindível para o cotidiano de qualquer pessoa. Em suas diversas manifestações, ela aprimora a capacidade de exprimir ideias claras e concisas, assim como refina a capacidade para formular e analisar argumentos e estimula o pensamento matemático.
“A lógica tem papel fundamental para a tomada de decisões do dia a dia, seja na escolha de um caminho de casa para escola ou na formação de uma frase com coerência. Quando falamos ou escrevemos, estamos utilizando a lógica”, evidenciou, acrescentando que a programação reflete essa interdisciplinaridade ao agregar atividades relacionadas à matemática, informática, filosofia, sociologia, biologia, entre outras áreas.
O diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha, e a chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, também discursaram na cerimônia de abertura do EnLog. “É um evento vai ao encontro da missão do instituto, que é gerar conhecimento, estimular o pensamento crítico e fazer a região se desenvolver”, afirmou o diretor. Já a professora Edriane, além desejar que a participação do público nas atividades renda aprendizado e convivialidade, destacou a complexidade do processo de construção do EnLog. “Sabemos que demanda muito esforço e compromisso, e ficamos felizes em saber que, na elaboração do projeto, a organização usou como modelo o Cienitec”, disse a chefe do Departamento Acadêmico, referindo-se à Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia, realizada pelo Ifal Penedo a cada dois anos.
ArtIfal – Marca já registrada dos eventos do campus, o grupo de música ArtIfal se apresentou encantando a plateia com um repertório que uniu clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e composições da atualidade no estilo sertanejo universitário. Sob a coordenação do professor Sueudo Fernandes, os estudantes cantaram Como Nossos Pais (Elis Regina), Apelido Carinhoso (Gusttavo Lima) e Ausência (Marília Mendonça), além de apresentarem o instrumental de Meu Bem Querer (Djavan) e Carinhoso (Pixinguinha).
Palestra – A cerimônia de abertura foi finalizada com a palestra da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Delma Barros Filho, sobre os processos de argumentação por estudantes do ensino fundamental. O tema abordado é fruto de sua pesquisa de doutorado em psicologia concluída em 2017, na qual buscou estudar a escolarização de crianças e sua relação com processos de argumentação e transição conceitual.
A docente explicou alguns métodos utilizados, entre eles, a repetição e a resolução de silogismos – modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. “No processo de resolução dos silogismos, pôde-se perceber que as respostas eram dadas com a interferência das experiências anteriores e externas à escola. Isso porque a gente não é uma tábula rasa quando ingressa na escola. Existe uma prenoção das coisas”, disse a pesquisadora, ressaltando que um dos desafios da escolarização para o desenvolvimento é justamente o de superar as contradições do senso comum. “Caso não, o papel da escola terá fracassado”, concluiu.
Doutora em Psicologia pela UFBA, Delma Barros Filho tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educacional, com atuação focada nos seguintes temas: escolarização, desenvolvimento conceitual, desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimentos e significados de infância.
Programação - O I Encontro de Lógica é uma realização do Ifal Penedo e conta com o apoio do Sebrae, Palhíssima - Palhas Italianas Artesanais, Clínica Consuldent, Virgulino Petiscaria & Cia, Prefeitura de Penedo, Mega Mídia e Hotel e Churrascaria O Laçador. As atividades seguem até o final da tarde de sexta-feira, quando será realizado o Desafio de Lógica, com premiação para os participantes vencedores. Para conferir toda a programação do evento CLIQUE AQUI.
Leia também:
- Variedade de atividades simultâneas marca I Encontro de Lógica
- Desafio de Lógica encerra programação do I EnLog