Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Lançado edital para seleção de bolsistas do Clube Acadêmico de Robótica do Ifal Penedo

Serão concedidas duas bolsas de R$ 700,00, com vigência de dois anos, para discentes de níveis médio e superior
publicado: 06/09/2023 15h30, última modificação: 06/09/2023 15h36

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Clube Acadêmico de Robótica do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo (CABOT®) se prepara para iniciar suas atividades e lançou, nesta quarta-feira, 6, edital de seleção dos primeiros estudantes bolsistas (CLIQUE AQUI). Serão concedidas duas bolsas de R$ 700,00 (setecentos reais), com vigência de 24 meses (dois anos), para discentes de níveis médio e superior da unidade de ensino. Os interessados devem ter disponibilidade de 16 horas semanais para atuar no desenvolvimento das atividades do clube.

O prazo de inscrições para concorrer às duas vagas ofertadas já começa nesta quinta-feira, 7, e se estenderá até o dia 14 deste mês. A inscrição ocorrerá pelo link abre.ai/inscricaocabot, mediante o preenchimento dos dados pessoais e do envio da documentação solicitada (formato PDF) no formulário on-line. Feito isso, a confirmação de inscrição será recebida pelo candidato por e-mail.

Requisitos

Podem participar estudantes devidamente matriculados nos cursos técnicos de nível médio (integrado e subsequente) e no ensino superior do Ifal Penedo. No entanto, devido ao prazo de vigência das bolsas (dois anos), não serão aceitas as inscrições de alunos concluintes, uma vez que o bolsista precisará manter o vínculo com a instituição durante o período estabelecido.

É também vedado ao candidato possuir vínculo empregatício ou ser beneficiário de outra bolsa institucional. Neste caso, sua atuação no Clube Acadêmico de Robótica se dará na condição de voluntário. Vale lembrar que essa regra não se aplica aos auxílios e bolsas dos programas da Assistência Estudantil, que visam atender alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Também estão excluídos dessa restrição os estudantes em estágio não obrigatório. Desde que haja uma declaração conjunta entre a instituição de ensino, a supervisão do estágio e a coordenação do Cabot, confirmando que o estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e do clube, o estudante poderá integrar o grupo e ser remunerado com a bolsa mensal.

Todos os critérios de elegibilidade do discente como bolsista do Clube Acadêmico de Robótica estão detalhados e devem ser conferidos no item 3 do edital de seleção.

Processo seletivo

A seleção será feita em duas etapas que, juntas, somarão um valor final máximo de 10 pontos. A nota mínima para aprovação é de 6 pontos. A primeira etapa consiste em uma prova escrita marcada para 18 de setembro; e a segunda, uma prova prática que ocorrerá no dia 25 do mesmo mês. Os assuntos a serem abordados em ambas as fases estão descritos no item 6 do edital.

Após a divulgação dos resultados preliminares da primeira e segunda etapas, será permitida a interposição de recursos. O cronograma completo está disponível na última página do edital. O início das atividades está previsto para o dia 2 de outubro. Cada bolsista selecionado deverá assinar um termo de compromisso para atestar ciência das obrigações e exigências do clube, sendo vedada a sua saída nos primeiros três meses de atuação, exceto em situações específicas analisadas pela própria coordenação do Cabot.

Atribuições

Entre as atividades elencadas, estão a promoção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos nas áreas de programação, automação, eletrônica, inteligência artificial, internet das coisas e robótica; projeção e construção de dispositivos robóticos que proporcionem melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente, as com deficiência; e, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão do campus, a promoção de seminários, debates, mesas redondas e oficinas, bem como a construção de instrumentos que possam ser aplicados para a melhoria dos projetos.

O Clube Acadêmico de Robótica é coordenado pelo professor Oberlan da Silva, que também está à frente da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal Penedo. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o contato é o e-mail: pesquisa.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves