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Laboratório de Física e Matemática do Ifal Penedo recebe investimento em novos materiais
Mais um laboratório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo recebeu investimentos durante o período de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19. O espaço de aprendizagem beneficiado é o Laboratório de Física e Matemática, que agora passa a contar com novos instrumentos educacionais para aprimorar a dinâmica de ensino.
Adquiridos com dinheiro do orçamento de 2020, fruto da economia ocorrida ao longo do ano, os materiais já chegaram ao campus. “A partir da sinalização do Departamento Administrativo de que não utilizaríamos, até o final do ano passado, toda a verba direcionada ao pagamento das despesas de manutenção do campus, solicitamos a sua conversão em crédito de capital para investirmos, principalmente, em equipamentos e outros recursos materiais”, relembra o diretor-geral Felipe Thiago Souza.
Do valor total economizado (aproximadamente R$ 600 mil), a compra de kits educacionais para a aplicação de conteúdos matemáticos, físicos e de outras subáreas das Ciências Exatas somou R$ 46.672,00. Cerca de R$ 220 mil desse montante já havia contemplado os laboratórios de Química Analítica e Instrumental, Química Orgânica, Química Geral e Microbiologia. Para ler matéria sobre o assunto, CLIQUE AQUI.
Felipe Thiago destaca que a decisão sobre o que comprar para cada laboratório com o recurso financeiro disponível ocorreu de forma democrática. “Dialogamos com os servidores e todas as solicitações ocorreram via coordenações de curso, de forma a representar uma demanda da área”. Ele acrescenta que, no caso dos kits para o Laboratório de Física e Matemática, o diálogo envolveu, além da equipe docente de ambas as disciplinas, a coordenação do curso técnico em Açúcar e Álcool.
Para além da memorização de fórmulas
O investimento na estrutura do Laboratório de Física e Matemática representa o investimento no processo de ensino e aprendizagem ao possibilitar que, com recursos materiais adequados e sob a orientação da equipe docente, os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada de conceitos relacionados a esses componentes curriculares, para além da memorização de fórmulas.
Os kits adquiridos para o ensino de conteúdos de Física incluem, entre outros, conjunto demonstrativo para meios de propagação do calor, conjunto digital com discos para radiação térmica, sensor de temperatura com termopar em bainha, conjunto gaseológico Emília com manômetro, calorímetro de água com duplo vaso e conjunto para dilatação com gerador elétrico de vapor.
"São materiais extremamente úteis para demonstrar, quantitativamente e qualitativamente, vários fenômenos da termologia e propriedades do calor", avalia o professor da disciplina, Francisco Rego Filho. "O calor, quando ensinado como sendo uma 'energia em trânsito', torna-se um conceito muito abstrato e muitos alunos têm dificuldade de entender como ele funciona", exemplifica o docente, acrescentando que o uso do kit experimental de propagação em uma aula será, então, de grande utilidade "para os alunos visualizarem, de modo qualitativo, as três formas de como o calor 'transita' entre os corpos".
Já entre os materiais que atendem diretamente a disciplina de Matemática, estão a tábua trigonométrica, quadro de produtos notáveis, quadro de geometria plana, conjunto de eixos articuláveis com transversal, conjunto de círculos, circunferências e perímetro, conjunto de função exponencial e logaritmo natural, software para aquisição de dados, triângulo articulável, clinômetro manual e réguas projetáveis.
“As quantidades compradas de alguns desses itens permitirão que o uso aconteça em dupla pelos estudantes de uma mesma turma. São materiais que atendem basicamente todos os conteúdos da disciplina trabalhados no ensino médio, mas principalmente aqueles de natureza geométrica”, informa a professora Mayra Albuquerque, atual coordenadora de Formação Geral dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Segundo ela, será possível realizar atividades experimentais que superem a barreira da dificuldade de assimilação de alguns conceitos matemáticos, dando mais significado às leis e fórmulas. “No ensino público brasileiro, de modo geral, há uma certa defasagem no aprendizado de geometria e, por não ter essa parte explorada nas séries anteriores, temos alunos que têm dificuldade de visualização, de associação da teoria ao que é concreto”, justifica.
Outros componentes curriculares
Os itens solicitados pela coordenação de Açúcar e Álcool foram a câmara de reação com sensor e software e o conjunto termodinâmica, troca de calor e expansão térmica dos líquidos. Trata-se de kits demonstrativos que podem servir a uma série de disciplinas da formação técnica em Açúcar e Álcool e em Química e também do curso superior em Química Industrial que será implantado.
A coordenadora Martha Suzana Rocha cita Operações Unitárias, Química Aplicada, Processos Industriais, Físico-Química, Tecnologia dos Alimentos, Instrumentação Industrial e Termodinâmica como alguns exemplos de componentes curriculares a serem beneficiados com a aquisição.
“É um ganho relevante na área de ensino, com foco na aprendizagem significativa por meio da observação. A câmara de reação, por exemplo, permite fazer vários tipos de reações químicas endotérmicas e exotérmicas em pequena escala. Já com o conjunto de termodinâmica, dá para se trabalhar diversos conteúdos de equilíbrio térmico e de propagação de calor. Então, são equipamentos que serão bastante úteis para os cursos técnicos já existentes e o superior que está para vir”, finaliza.