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LabMat: projeto de ensino intensifica preparação de estudantes do Ifal Penedo para o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) se aproxima e, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, há um grupo de estudantes bem focado na preparação para as provas, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Como aliado nos estudos dos conteúdos da área de Matemática e suas Tecnologias, esses alunos contam com o projeto de ensino LabMat: Laboratório de Resolução de Problemas Matemáticos.
A iniciativa, coordenada pelo professor Emerson Dantas, está em execução há cerca de dois meses e é especialmente voltada para as turmas concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Meio Ambiente e Química). As atividades acontecem três dias por semana, no Laboratório de Matemática do campus. “Às terças, das 9h30 às 11h30, e às sextas, das 13h30 às 15h30, essas atividades são conduzidas por mim. Já às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, os participantes contam com o suporte da monitora Rita Beatriz, aluna do 3º ano de Química”, detalhou o docente.
Nos encontros com o público-alvo do projeto, a abordagem pedagógica utilizada é a chamada metodologia RP, que se refere à Resolução de Problemas. Nela, os estudantes trabalham diretamente com questões, como as que aparecem no Enem, para desenvolver habilidades de análise, interpretação e resolução. A ideia é que eles aprendam a entender melhor os problemas, identifiquem o que precisam fazer e apliquem conceitos matemáticos de forma prática e científica. “Essa abordagem estimula o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos, preparando os alunos para lidar com questões complexas de forma autônoma”, completou Emerson.
Histórico e resultados
Idealizado em parceria com sua colega docente da área, Janiely Silva, o LabMat está em sua segunda edição. A proposta foi submetida à Pró-reitoria de Ensino (Proen) em 2023, com o propósito de apoiar e incentivar os estudantes do Ifal Penedo a ingressarem em instituições públicas federais de ensino superior, oferecendo um suporte educacional focado em Matemática.
Para este ano, houve adaptações no formato do projeto. Isso porque a edição atual precisou ser planejada para um período de execução menor: até quatro meses, conforme estabeleceu o Edital nº 08/2024 da Proen. “Na edição anterior, esse tempo foi de seis meses. Por isso, algumas mudanças foram necessárias para otimizar o tempo e manter a eficácia da preparação dos alunos”, justificou o coordenador do projeto.
Entre os principais ajustes, ele informou que a iniciativa passou a focar nos conteúdos mais frequentes do Enem, com base nas provas das últimas edições do exame, e reduziu a quantidade de simulados e aulões. Por outro lado, com um cronograma mais enxuto, houve ampliação dos horários das atividades, de forma a alcançar estudantes tanto das turmas de 3º ano matutinas quanto das vespertinas.
No ano passado, o LabMat era ofertado apenas no turno da tarde para os discentes matriculados nos cursos da manhã. “Inicialmente, contamos com a inscrição de 33 alunos, demonstrando um engajamento expressivo. Ao longo das atividades, esse número diminuiu. Ao final do projeto, 22 inscritos permaneceram frequentes. Desses, apenas um não se inscreveu no Enem, uma participou como treineira e 17 foram aprovados em instituições federais de ensino superior”, destacou Emerson.
Conforme os dados tabulados pelo docente, a maioria dessas aprovações ocorreu nas universidades federais de Alagoas (Ufal) e de Sergipe (UFS) para os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Física, Física Médica, Fonoaudiologia, Matemática e Sistemas de Informação.
Para além do Enem
Além de preparar os alunos para o exame que é atualmente a principal porta de acesso ao ensino superior em todo o Brasil, o LabMat inclui como objetivo promover uma melhor formação acadêmica para enfrentar os desafios das disciplinas de Cálculo presentes nos cursos superiores de áreas como Engenharias, Ciências Exatas, Tecnologia da Informação, Ciências Biológicas e da Saúde, entre outras.
Para o professor Emerson, esse suporte do projeto de ensino é especialmente relevante porque o Campus Penedo oferece a graduação em Química Industrial, na qual as competências matemáticas são essenciais para o desempenho satisfatório em uma série de outros componentes curriculares do curso.
“Ao fortalecer o conhecimento matemático dos alunos, o LabMat não apenas amplia suas chances de ingresso em instituições públicas, como também contribui para que esses futuros universitários ingressem com uma base sólida, facilitando seu aprendizado e rendimento nas disciplinas de Cálculo e outras áreas que exigem raciocínio lógico”, reiterou o docente.