Notícias
Investimento de R$ 70 mil em equipamentos beneficia laboratórios do Ifal Penedo
Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*
Laboratórios do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo ganharam recentemente um reforço em equipamentos, ampliando a infraestrutura acadêmica e beneficiando diretamente as atividades de ensino, com foco na graduação em Química Industrial. A instituição investiu cerca de R$ 70 mil na compra de 11 tipos de equipamentos, totalizando 55 novos itens.
Entre as aquisições estão: balanças, centrífugas, agitadores, bombas de vácuo, medidores de pH, dispensadores, mantas aquecedoras e banhos ultratermostatizados, distribuídos em seis laboratórios: Processos Químicos Industriais; Química Geral; Química Orgânica; Química Analítica; Análises de Amostras Ambientais; e Microbiologia.
De acordo com o coordenador desses espaços, Maurício Leão, a maior parte dos equipamentos foi entregue no final de 2025. “Estamos apenas aguardando os medidores de pH, cujo fornecedor alegou problemas logísticos na entrega”, detalhou o técnico em Química, acrescentando que os equipamentos já recebidos foram devidamente testados e instalados, restando apenas os dispensadores.
O servidor ressaltou que o Ifal Penedo já contava com boa parte dos equipamentos adquiridos e que, com a nova compra, houve a ampliação do quantitativo disponível, em alguns casos, a duplicação. Já as mantas aquecedoras e os banhos ultratermostatizados representam uma novidade para o campus e foram comprados para atender, principalmente, às demandas de Química Orgânica Experimental 1 e 2, disciplinas ministradas no 4º e 6º semestres do curso superior em Química Industrial.
“A aquisição viabiliza a realização de práticas que antes não eram possíveis e proporciona um envolvimento maior dos alunos, uma vez que, com uma maior disponibilidade de equipamentos, a gente consegue dividir as turmas em grupos menores para participação nas aulas de laboratório. Além disso, melhora a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Campus Penedo”, concluiu Maurício.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves