Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Inscrições para seleção de novos bolsistas do Programa de Monitoria acontecem de 4 a 12/05

A oferta soma 16 vagas em nove disciplinas; valor da bolsa mensal é de 400 reais para 15 horas semanais de atividades
por Lidiane Neves publicado: 03/05/2022 14h00, última modificação: 05/05/2022 09h54

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o Edital nº 04/2022 destinado à seleção de estudantes bolsistas do Programa de Monitoria de Ensino (CLIQUE AQUI). As inscrições terão início nesta quarta-feira, 4, e se estenderão até o dia 12 de maio. A oferta soma 16 vagas em nove disciplinas: Desenho Técnico, Física, Físico-Química, Informática, Matemática, Mecânica dos Fluídos, Química Geral, Química Analítica e Química Inorgânica.

Para participar da seleção, é necessário que o estudante interessado esteja regularmente matriculado a partir do 2º ano/período de um dos cursos técnicos ofertados na modalidade integrado (Meio Ambiente e Química) ou subsequente ao ensino médio (Química). É também pré-requisito já ter concluído a disciplina em que deseja concorrer. A atividade será remunerada pelo prazo de sete meses, não podendo o aluno receber qualquer outra bolsa no âmbito do Ifal, exceto os auxílios da Assistência Estudantil.

A inscrição deve ser realizada mediante o preenchimento da ficha de inscrição (anexo I do edital) disponível na recepção do Ifal Penedo, das 9h às 12h, das 13 às 17h e das 19h às 20h. O formulário deve ser entregue assinado pelo estudante, junto com a cópia do RG e CPF; histórico escolar relativo ao ano letivo até 2021, em que conste a respectiva média geral do curso e média final obtida na disciplina a que concorre; e comprovante de matrícula com a data atual emitido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CRA).

Etapas seletivas

A seleção ocorrerá em duas fases: prova escrita, de caráter eliminatório, e entrevista, de caráter classificatório. Conforme o cronograma do edital, a prova será aplicada no dia 18 de maio e os inscritos terão duas horas (das 10h às 12h) para responder até 10 questões, sem acesso a nenhum tipo de consulta.

O resultado dessa primeira fase será divulgado no dia 24 de maio e quem obtiver no mínimo 7,0 (sete) pontos estará habilitado para a segunda fase. As entrevistas ocorrerão de 26 a 30 de maio. Quanto ao resultado final de todo o processo seletivo, a previsão é que seja divulgado em 1º de junho, para que as atividades de monitoria já comecem no dia seguinte.

O valor da bolsa mensal será de R$ 400,00 (quatrocentos reais), de junho a dezembro deste ano, para uma carga horária semanal de 15 horas. Ao término da experiência, os monitores receberão certificado e poderão computar a carga horária total como Atividades Complementares ou como Prática Profissional (para as disciplinas práticas).