Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > InovIFAL: célula incubadora de empreendimentos é criada no Campus Penedo

InovIFAL: célula incubadora de empreendimentos é criada no Campus Penedo

As atividades que serão desenvolvidas destinam-se, prioritariamente, a alunos e egressos, podendo ter sócios externos.
por Lidiane Neves publicado: 30/09/2021 18h01, última modificação: 11/08/2023 11h48

O empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Penedo e da região do Baixo São Francisco ganham um novo aliado. O campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) situado na cidade ribeirinha passa a dispor de uma célula incubadora de empreendimentos. Trata-se da CIE InovIFAL, que vai oferecer apoio gerencial e técnico a negócios locais que tenham relação com os eixos tecnológicos dos cursos que o Campus Penedo oferta.

Com a proposta da criação da CIE aprovada este mês pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a unidade de ensino trabalha agora na elaboração do edital para a seleção de ideias inovadoras ou empresas, seja em fase inicial de desenvolvimento ou com CNPJ já ativo.

“A implantação dessa célula representa uma aproximação com o setor produtivo local, aliada a nossa missão de formar cidadãos para o mundo do trabalho”, destacou o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago de Souza, ressaltando o fato de as atividades da CIE destinarem-se, prioritariamente, a alunos e egressos da instituição. “Por isso, as propostas a serem selecionadas devem estar vinculadas à vocação do campus. O objetivo é incluir esse público, mas há a possibilidade de ter sócios externos”, completou o coordenador de Pesquisa e Inovação, Carlos Miranda da Silva.

Ambos integram o comitê gestor da incubadora presidido pelo professor Márcio Ricardo Rodrigues Gomes. A equipe vem trabalhando desde junho deste ano para formalizar a proposta, força-tarefa que inicialmente incluiu uma sensibilização junto à comunidade interna para a formação do comitê local.

“Os trabalhos para a submissão do projeto de criação da CIE também envolveram a elaboração do regimento interno e a estruturação de uma sala no campus para abrigar os empreendimentos incubados”, informou Carlos Miranda. Ele destacou ainda a colaboração do Sebrae Alagoas, que prestou consultoria durante todo o processo de construção da proposta.

Sobre a InovIFAL

Trata-se de uma novidade articulada pela reitoria do Instituto Federal de Alagoas para fomentar o espírito empreendedor, estimular a formação e consolidação de sociedades civis e comerciais, além de colaborar para o desenvolvimento local, regional e nacional, com o incentivo à aplicação do capital humano em atividades empreendedoras.

A InovIFAL - Incubadora Central de Base Tecnológica, Social ou Mista foi instituída no ano passado por meio da Portaria nº 1408/2020. O documento estabeleceu a possibilidade de os campi do Ifal constituírem uma célula incubadora em suas estruturas. Para isso, precisariam submeter suas propostas e tê-las aprovadas com base na seleção interna lançada no ano seguinte e regida pelo Edital nº 07/2021.

Penedo é o terceiro campus a ter uma CIE InovIFAL implantada. As outras duas unidades com células incubadoras são Marechal Deodoro e Coruripe. No entanto, assim como o Ifal Penedo, ainda não lançaram seus editais para a seleção dos empreendimentos. Segundo informações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em breve, mais outros três campi devem contar com essa novidade: Palmeira dos Índios, Batalha e Arapiraca.

“Com a implantação das células nos campi, estamos dando um grande passo para que esses ambientes tenham papel fundamental na sobrevivência das ideias mais inovadoras. Essas células serão um importante mecanismo para todo um ecossistema voltado à inovação e empreendedorismo na região”, reforçou Ricardo Luís Ribeiro, coordenador do NIT, setor da PRPPI ao qual está diretamente vinculada a iniciativa da InovIFAL.

Como vai funcionar

A célula incubadora do Ifal Penedo terá como competência promover soluções alternativas e aceitáveis para os empreendimentos regionais e segmentos da economia local, previamente selecionados com base nos critérios do edital que está sendo elaborado pelo comitê gestor da CIE InovIFAL.

A finalidade é auxiliar os empreendedores na preparação, desenvolvimento e consolidação de seus negócios. O apoio gerencial e técnico inclui estrutura organizacional, assessorias jurídica e contábil, infraestrutura física – laboratórios e outros espaços de uso comum do campus, além da sala específica com mobília, telefone, internet e notebook –, qualificação por meio de cursos e treinamentos, entre outros recursos e serviços.

CLIQUE AQUI para conferir o Regimento Interno da CIE do Campus Penedo.