Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Inclusão digital: idosos têm acesso a aulas de informática no Campus Penedo

Inclusão digital: idosos têm acesso a aulas de informática no Campus Penedo

publicado: 21/07/2016 12h33, última modificação: 26/07/2016 13h42
Exibir carrossel de imagens Turma é formada por cerca de 20 alunos.

Turma é formada por cerca de 20 alunos.

A máxima de que “nunca é tarde para aprender” vem sendo provada na prática pela turma de idosos matriculados no curso de informática ofertado pelo Ifal – Campus Penedo. Em andamento desde maio, as aulas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, das 13h às 15h30, no Laboratório de Informática da unidade de ensino. O curso é ministrado pelos alunos do técnico em Açúcar e Álcool e bolsistas de extensão, Felipe Franklin Leite Lira e Ananda Grazielly Neto Canuto, sob a orientação do professor Telmo Oliveira de Jesus.

A aposentada Eleonora Gomes Melo, 61 anos, é uma das alunas e, apesar de achar difícil lidar com o computador, não pensa em desistir até aprender o básico. “Soube do curso por meio de uma colega no conjunto onde moro. Como tenho tempo livre e vontade de aprender, não pensei duas vezes. Mas estou achando o celular mais fácil de mexer. Dona Eleonora Gomes Melo, 61 anos, é uma das alunas do curso.Já sei até falar com meus familiares por rede social”, revelou a idosa, que disse nunca ter manuseado um computador até o seu ingresso no curso.

Essa primeira edição do curso, denominado Informática para a Terceira Idade, está dividida em três módulos com duração total de oito meses. O curso é totalmente gratuito e os alunos recebem uma apostila como material didático. Ao longo das aulas, espera-se que os idosos aprendam noções básicas de informática, internet e sistema operacional. “O objetivo é capacitá-los sobre conceitos referentes à informática básica, possibilitando também a eles novas descobertas e experiências”, ressaltou o professor Telmo.