Notícias
Ifal Penedo viabiliza diálogo entre alunos do curso superior e empresa júnior da Ufal
Na noite da última terça-feira, 18, estudantes do bacharelado em Química Industrial tiveram a oportunidade de conhecer as atividades da Potencialize Consultoria em Engenharia, empresa júnior da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A convite da direção-geral e da coordenação do curso superior, integrantes da empresa visitaram o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo para compartilhar como funciona a Potencialize Jr., que já contabiliza cerca de cinco anos de atuação.
Além da apresentação sobre os objetivos da empresa, serviços ofertados, gestão de contratos, finanças e outras informações relacionadas à estrutura de funcionamento da Potencialize Jr., o bate-papo incluiu orientações sobre como começar do zero, ou seja, como criar uma empresa júnior.
“Foi uma troca de experiências e conhecimentos muito positiva. Ao promover esse momento, a ideia é incentivar os nossos alunos a criarem a empresa júnior de Química Industrial, e eles se mostraram muito interessados em conhecer sobre tudo. As perguntas foram desde como fundar uma empresa júnior até como ocorre a captação de clientes”, destacou a coordenadora do curso superior, Simonise Amarante.
Uma empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos gerida por estudantes de ensino superior, que prestam serviços e realizam projetos na sua área de formação, sob a orientação de professores e profissionais experientes. Ela permite que os alunos adquiram experiência prática, desenvolvam habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe e ampliem a rede de contatos profissionais.
Para a instituição de ensino, a empresa júnior fortalece a conexão entre teoria e prática, incentiva o empreendedorismo e melhora a empregabilidade dos estudantes, além de contribuir para a reputação acadêmica e inovação no ensino. “Vemos como uma iniciativa que pode trazer grandes benefícios ao nosso curso e à formação de todos”, reforçou Simonise.
Na ocasião, o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, informou que a unidade de ensino dispõe de estrutura física para acomodar a empresa júnior, caso os discentes do bacharelado tenham interesse. “Por meio da InovIFAL, contamos com sala e computador e temos também como garantir bolsas”, destacou, referindo-se à célula incubadora de empreendimentos do Ifal Penedo.
A garantia de suporte por parte da gestão do campus animou os alunos do 6º período de Química Industrial, Carlos Manuel e João Igor, a iniciarem os trâmites para a criação de uma empresa júnior que preste serviços de análise físico-química. “Já estávamos com essa ideia, mas não sabíamos como funcionava a InovIFAL. Depois do bate-papo de ontem e do apoio garantido pela direção, já montamos um grupo e marcamos uma reunião para iniciarmos esse processo”, adiantou Carlos Manuel.
Sobre a Potencialize Jr.
Formada por estudantes Engenharia de Produção da Ufal em Penedo, a Potencialize Jr. foi criada em 2019. Sob a supervisão e orientação de docentes, os serviços prestados incluem consultoria e desenvolvimento de projetos. Em 2022, durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej) realizado em Maceió (AL), conquistou o Prêmio Nestlé Lideranças Empreendedoras.
Atualmente, a empresa júnior da Ufal conta com oito membros, todas mulheres. Duas delas inclusive, Karoline Marielle Dantas e Thayna Farias, são egressas do extinto curso técnico em Açúcar e Álcool do Ifal Penedo. “Dentre as que vieram para o bate-papo, Thayna e outra eram ex-diretoras que tiveram a experiência na Potencialize Jr., já se formaram em Engenharia de Produção e hoje em dia atuam na área”, completou a professora Simonise.