Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo seleciona estudantes para monitoria em laboratórios da área de Química
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo seleciona estudantes para monitoria em laboratórios da área de Química

Oferta é de quatro vagas, além da formação de cadastro de reserva, para estudantes dos cursos presenciais do campus
publicado: 13/04/2026 14h53, última modificação: 13/04/2026 17h14

Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*

O Departamento de Ensino do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu, nesta segunda-feira (13), as inscrições para seleção do Programa de Monitoria de Laboratório. Conforme o EDITAL Nº 02/2026, a oferta é de quatro vagas para preenchimento imediato, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições são on-line e devem ser realizadas até o dia 26 de abril.

Os interessados em participar da seleção devem ler atentamente o edital e responder o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/b3iEd1FWhgtisxhn6. Para acessá-lo, é necessário estar logado ao e-mail institucional. Além de informar os dados solicitados, os candidatos deverão anexar os documentos solicitados no item 4.3 do edital, em formato PDF, e com tamanho máximo de 10Mb.

A seleção é destinada a estudantes com matrícula ativa em algum dos cursos presenciais do campus: técnico em Química integrado ou subsequente ao ensino médio; técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio; ou bacharelado em Química Industrial. As condições gerais de participação no processo estão detalhadas no item 3 do edital.

Os inscritos serão submetidos a duas fases seletivas: a primeira, com uma prova escrita, de caráter eliminatório; e a segunda, com uma entrevista, de caráter classificatório. De acordo com o cronograma, a prova da Fase 1 será aplicada no dia 6 de maio, no Campus Penedo, em local e horários a serem divulgados posteriormente. Já a Fase 2 está prevista para o dia 12 de maio.

Das quatro vagas ofertadas, três são para atuação nos laboratórios das áreas de Química e Microbiologia (sendo uma por turno) e uma vaga para o Laboratório de Química Analítica Instrumental. Os selecionados cumprirão carga horária de 12 horas semanais, no contraturno de aulas. O valor da bolsa mensal é de R$ 700,00, conforme as condições previstas no item 5 do edital.

A vigência da monitoria será de 12 meses a contar da posse, podendo ser prorrogada até o limite máximo do ano letivo de 2027, caso haja previsão orçamentária, a instituição tenha interesse e os monitores concordem. Ao final da atividade, os alunos receberão certificados, com a possibilidade de a carga horária ser contada como Atividades Complementares ou Prática Profissional (em disciplinas práticas), a depender da avaliação da coordenação ou do colegiado de curso.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Ensino ou a Coordenação de Laboratórios por e-mail: de.penedo@ifal.edu.br e laboratorio.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves