Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo se reúne com IMA para acordar projetos em Área de Proteção Ambiental
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo se reúne com IMA para acordar projetos em Área de Proteção Ambiental

Campus busca desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão na APA Marituba do Peixe
publicado: 04/05/2023 19h58, última modificação: 26/05/2023 12h11

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Na última quarta-feira, 3, servidores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo realizaram uma reunião com a equipe gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe, que abrange parte dos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. No encontro, ocorrido na própria unidade de ensino, foram discutidos temas sobre áreas de atuação para projetos de pesquisa, ensino e extensão, que podem ser desenvolvidos na região de forma parceira pelas duas instituições.

Segundo a professora e articuladora da reunião, Maira Egito, o objetivo do encontro foi pensar maneiras de atuar e qualificar a atuação já existente na área. Além dela, estavam presentes na ocasião o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago; os docentes Maria Lilian, Amaury Barbosa, Lucas Suassuna e Bruna Machado; o técnico em Meio Ambiente, Carlos Miranda; e três representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), órgão responsável pela gestão das APAs.

Entre os assuntos abordados, o grupo conversou sobre a revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação; a manipueira da Casa de Farinha, que é um líquido extraído da mandioca quando prensada no processo de fabricação da farinha; o uso de agrotóxico; a aquicultura, ciência que estuda e desenvolve técnicas de cultivo e reprodução de organismos aquáticos; o levantamento de fauna e flora; e o diagnóstico socioeconômico e ambiental dos povoados da região.

 Na reunião, ficou acordado que o Ifal se esforçará para usar a APA Marituba do Peixe como ‘laboratório’, pensando em projetos que estejam dentro da lista de necessidades da área protegida. O encaminhamento é que o servidor de nosso campus interessado entre em contato diretamente com a gestão da APA para encaminhar o seu projeto”, informou Maira, acrescentando que os docentes que tenham pesquisa na área também podem socializar os resultados com o IMA.

Durante o encontro, o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Tiago, e o coordenador de unidades de conservação do IMA, Alex Nazário, comprometeram-se em verificar parcerias em relação ao uso dos laboratórios de ambas as instituições.

De acordo com a professora Maira, a reunião foi uma demanda do Conselho Gestor da APA, onde o Ifal ocupa uma cadeira. Ela avaliou o diálogo com o IMA como uma excelente oportunidade para quem tinha interesse em atuar na APA com projetos de pesquisa, ensino ou extensão e gostaria de conhecer mais sobre a unidade.

A Área de Proteção Ambiental Marituba do Peixe tem como principal objetivo “preservar as características ambientais e naturais, visando garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental e socioeconômico da região”.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves