Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo reúne responsáveis em mais um encontro semestral e plantão pedagógico

Evento com mães, pais e outros familiares busca aproximá-los do instituto, para que melhor acompanhem o desempenho dos estudantes
por Lidiane Neves publicado: 13/02/2023 10h45, última modificação: 14/02/2023 15h59

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo reuniu mães, pais e outros responsáveis por alunos dos cursos técnicos integrados, matriculados nas três séries do ensino médio. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 9, sob a condução da Pedagogia, e foi dividido em dois momentos: diálogo com a equipe diretiva no auditório e plantão pedagógico com docentes nas salas de aula.

Previsto no calendário acadêmico das turmas, o evento ocorre duas vezes ao ano, geralmente, no final de cada semestre letivo. O objetivo é aproximar os familiares da instituição, para que acompanhem de perto o desempenho educacional dos estudantes sob sua responsabilidade. O momento representa também a oportunidade de socializar demandas, sejam elas individuais ou coletivas.

Antes do diálogo no auditório, mães, pais e outros responsáveis prestigiaram apresentações culturais feitas por alunos que integram os programas Artifal Música e de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). Logo após, puderam conversar diretamente com o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Souza, o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, e a equipe pedagógica formada pela coordenadora Norberta Silva e as pedagogas Elaine Costa e Rita Melo.

Entre os assuntos abordados, as etapas pendentes para a finalização do ano letivo de 2022 prevista para meados de março, o planejamento de aulas no contraturno e a redução de sábados letivos no calendário de 2023. A dificuldade de transporte para quem reside em outras cidades também foi uma das pautas. Na ocasião, o diretor-geral informou que, embora o deslocamento “casa-campus e vice-versa” não seja de responsabilidade do Ifal, a gestão tem dialogado com prefeituras, na tentativa de encontrar soluções.

Ainda no auditório, quatro professores foram convidados pela Pedagogia para representar o corpo docente e falar sobre a importância da parceria entre a unidade de ensino e os responsáveis pelos estudantes. “É importante também que vocês entendam que o Ifal é uma escola diferente por vários motivos. Trata-se de um modelo de educação diferenciado, onde as decisões resultam de uma construção coletiva. Somos uma escola plural e, por isso mesmo, de caráter democrático, e gostaríamos que vocês entendessem o quanto vale a pena estar aqui”, destacou a professora Eliza Vianna, que abriu o momento acompanhada pelos colegas Emerson Dantas, Marina Magalhães e Amaury Barbosa.

Ao final, algumas mães se manifestaram com elogios, sugestões e críticas pontuais sobre o ensino ofertado e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e educacional de seus filhos.

Plantão pedagógico

O segundo momento do encontro foi reservado ao contato direto dos responsáveis com os professores em salas específicas. Com cada docente das diferentes disciplinas, eles puderam esclarecer dúvidas sobre notas, chances de recuperação, comportamento em sala de aula, entre outros assuntos.

Avó de estudante matriculada no 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, Maria Isabel Lima destacou a importância do momento. “Sou professora da rede municipal e estou aqui hoje representando minha filha, mãe da Renata, que não veio por causa do trabalho. Fiz questão de vir porque, como profissional da área da educação, sei o quanto é importante essa participação da família na escola”.

Cilene do Nascimento Santos, mãe do aluno Ronald Santos, também afirmou que busca participar ao máximo da vida acadêmica do filho. “Mesmo ele não me dando trabalho, pois é dedicado, gosta de estudar e tem bom comportamento em sala de aula, eu gosto de estar presente em momentos como este, para conversar diretamente com os professores”, disse, acompanhada do filho matriculado, que está no 2º ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio.