Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo retoma atividades acadêmicas presenciais com acolhimento e reforço nos protocolos de biossegurança

Turmas com mais de 20 alunos foram divididas e grupos farão rodízio a partir de segunda-feira, 7.
por Lidiane Neves publicado: 04/02/2022 18h39, última modificação: 23/05/2024 13h36

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo retomou esta semana as atividades acadêmicas presenciais, dedicando os três primeiros dias pós recesso a momentos de acolhimento à equipe docente e estudantes. Até o final do ano passado, antes das férias, o retorno total à presencialidade estava previsto para acontecer em um cenário mais favorável. Apesar do contexto atual da pandemia, a volta por meio do ensino remoto emergencial foi descartada e a instituição decidiu pela realização das aulas nos espaços do campus, mas com uma série de ajustes.

“A decisão não foi tomada de forma aleatória. Fizemos reuniões com a gestão, com os responsáveis legais de nossos alunos e com a comissão local de retorno, avaliamos o cenário epidemiológico de Penedo e municípios vizinhos, os percentuais de vacinação da população e as condições básicas que o campus oferece no combate à disseminação do coronavírus e outras síndromes gripais”, justificou o diretor-geral do Ifal Penedo.

Durante os acolhimentos, que aconteceram entre quarta, 2, e esta sexta-feira, 4, no auditório, o chefe do Departamento de Ensino, Wellinghton Santos, explicou como vão funcionar as aulas com início marcado a partir de segunda-feira, 7. “Para os estudantes do curso subsequente noturno, o retorno presencial será total, considerando o baixo número de alunos por turma. São quatro períodos e temos turma com apenas oito alunos frequentando as aulas, por exemplo. A estrutura que dispomos permite comportá-los nas salas e laboratórios, mantendo o distanciamento físico recomendado, sem problemas”, afirmou.

Para os discentes do integrado, modalidade que envolve 16 turmas matutinas e vespertinas dos cursos de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química, ficou estabelecido que haverá rodízio de estudantes para reduzir o fluxo diário de pessoas no campus. “As turmas com mais de 20 alunos serão divididas, devendo um grupo vir ao campus na segunda, quarta e sexta, e o outro grupo, na terça e quinta. Na semana seguinte, esse cronograma de dias de aula se inverterá e assim sucessivamente”, explicou Wellinghton.

CLIQUE AQUI e confira os novos horários de aulas e o cronograma de rodízio dos grupos para o turno regular do curso e o contraturno, no caso das turmas que têm essas atividades.

Protocolos de biossegurança

A importância de seguir rigorosamente os cuidados básicos para conter a atual onda de contágio do coronavírus e de não deixar de completar o esquema vacinal também foi reforçada durante os momentos de acolhimento. “Será uma nova dinâmica e vamos precisar da conscientização e colaboração de todos no cumprimento dessas medidas, para que possamos seguir com nossas atividades presenciais”, ressaltou o chefe do Departamento de Ensino.

Até dezembro de 2021, todas as turmas, exceto o 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, já estavam frequentando o campus uma vez por semana para as aulas dos componentes curriculares de natureza prática. Por este motivo, as adaptações nos ambientes físicos do Ifal Penedo já são uma realidade: instalação de pias com água e sabão na entrada, totens e dispensers com álcool 70% nos corredores, marcação de assentos nas salas, laboratórios, auditório, biblioteca e outros espaços, sinalização quanto à obrigatoriedade do uso de máscara, entre outras medidas.

“O campus oferece as condições básicas para que tenhamos cuidado aqui dentro, e é importante que cada um faça a sua parte, não só aqui como lá fora”, disse o aluno Darlison Santos da Silva, do 1º ano de Meio Ambiente, que se mostrou empolgado com o retorno presencial. “Esperei muito por esse momento. Apesar das condições dadas, através do tablet e do auxílio conectividade para o ensino remoto, a vivência no Ifal dá um outro ânimo aos estudos”, afirmou o adolescente que, a partir da próxima semana, terá a rotina de se deslocar do povoado Itapicuru, em Igreja Nova, até o Campus Penedo, em dias alternados.

Sintomas de gripe e vacinação

Durante os encontros com cada grupo de estudantes, a equipe de Enfermagem também repassou as orientações ao corpo discente quanto à ocorrência de sintomas gripais: tosse, congestão, coriza, dor de cabeça, dor na garganta, febre, calafrios, dores musculares etc.

Tamara Silva, enfermeira e coordenadora de Apoio Acadêmico do Campus Penedo.“Caso esses sinais comecem a aparecer durante a permanência no campus, o estudante deve imediatamente procurar o setor de Enfermagem. Se for em casa, o aluno não deve vir para a aula e comunicar a situação, enviando e-mail para enfermagem.penedo@ifal.edu.br e caa.penedo@ifal.edu.br”, orientou a enfermeira Tamara Silva, atual coordenadora de Apoio Acadêmico.

Para os servidores, as condutas de afastamento estão estabelecidas na Instrução Normativa nº 01/2022, emitida pela Diretoria de Gestão de Pessoas. O documento publicado no dia 14 de janeiro alterou o artigo 9º da Instrução Normativa nº 03/2021, que trata das orientações quanto aos casos confirmados, suspeitos e contactantes de Covid- 19, no âmbito do Ifal.

No que diz respeito à vacinação, a unidade de ensino promoverá ações educativas para incentivar a adesão de toda a comunidade acadêmica, além de solicitar a comprovação das doses tomadas para acesso às dependências do campus. “Estamos apenas aguardando a reitoria do Ifal publicar a portaria que regulamenta a exigência do passaporte vacinal. A minuta do documento já está finalizada e ela estará na pauta da reunião do Colégio de Dirigentes, marcada para acontecer na próxima terça-feira [08/02]”, adiantou o diretor-geral Felipe Thiago.