Notícias
Ifal Penedo recebe certificado da Secdef por ações de inclusão e cidadania
Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo recebeu o Certificado de Reconhecimento 2025 da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). A entrega ocorreu na última quarta-feira (10), no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas, em Maceió.
A certificação reconhece a participação e compromisso com as ações realizadas no ano de 2025 e reforça as políticas públicas voltadas à inclusão e à cidadania em Alagoas. A iniciativa fez parte da primeira edição da Semana Estadual da Acessibilidade da Secdef. O evento, iniciado no dia 2 de dezembro, culminou com uma celebração especial. Na mesma solenidade, além do Napne do Ifal Penedo, foram homenageados por suas ações e boas práticas inclusivas os núcleos dos campi Maceió e Marechal Deodoro.
O Campus Penedo foi representado pelo professor Aguimario Pimentel, atual coordenador do Napne. Ele agradeceu a honraria e disse que o reconhecimento chegou em boa hora, pois nos últimos anos, sobretudo com a chegada da equipe de profissionais especializados, a atuação do núcleo foi fortemente ampliada. “A certificação é mais um indício de que estamos desempenhando o nosso papel de uma forma bastante positiva”, disse o docente.
Inclusão que transforma
Presente em todas as unidades de ensino do Ifal, o Napne é responsável pelo atendimento e acompanhamento de estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades ou superdotação. O núcleo do Campus Penedo conta atualmente com uma equipe formada por servidores (docentes e técnicos administrativos) e profissionais terceirizados, que inclui o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tradutores e intérpretes de Libras.
Segundo o coordenador Aguimario, o trabalho é feito a partir do Plano Educacional Individualizado (PEI) de cada estudante, o qual é elaborado pelo núcleo e compartilhado com docentes e setores acadêmicos relacionados, servindo de base, quando necessário, para as diversas adaptações de ensino e aprendizagem realizadas a cada ano letivo.
“O Napne atua nas diferentes atividades da instituição, através de ações que garantem, sobretudo, a acessibilidade comunicacional, como a participação dos alunos nos eventos de natureza artístico-cultural, que promovem a acessibilidade cultural e a garantia do direito à cultura, previstos na Constituição”, destacou o docente.
Para 2026, ele informou que uma das metas é a implantação da Sala de Recursos Multifuncionais do Campus, que já foi construída e será equipada ao longo dos próximos meses. Nesse novo espaço, serão realizadas as atividades do Atendimento Educacional Especializado, pois elas devem acontecer em um ambiente específico e adequado.
O coordenador também ressaltou que a equipe pretende ampliar as ações desenvolvidas pelo núcleo junto ao corpo docente do campus, com a produção de materiais instrucionais e a promoção de atividades formativas para professores. “A ação do Napne precisa alcançar toda a comunidade acadêmica, para que a promoção da inclusão seja um projeto coletivo”, concluiu Aguimario.
O Napne do Ifal Penedo funciona de segunda-feira a sexta-feira, durante todo o expediente da instituição, ou seja, nos turnos da manhã, tarde e noite. Já o Atendimento Educacional Especializado (AEE), no horário das 7h às 16h. É possível também fazer contato pelo e-mail napne.penedo@ifal.edu.br ou telefone (82) 2126-6400.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves