Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo realiza 1ª fase da Obmep nesta terça-feira em dois horários

Ifal Penedo realiza 1ª fase da Obmep nesta terça-feira em dois horários

Como a inscrição ocorre por escola, alunos não precisam manifestar interesse prévio para participar.
por Lidiane Neves publicado: 26/07/2021 07h10, última modificação: 26/07/2021 07h10

A primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontecerá no Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo, nesta terça-feira, 27. A prova será aplicada de forma on-line em dois horários, às 9h e às 13h, para contemplar as turmas matutinas e vespertinas. Como a inscrição ocorre por estabelecimento de ensino, os alunos não precisam manifestar interesse prévio. Para participar, basta acessarem o link da aula no horário da prova.

“É importante que os estudantes entrem na sala virtual no horário informado, para que recebam as instruções. Os cadernos de prova serão liberados, pontualmente, às 9h20 e às 13h20, e os alunos terão até duas horas e meia para o envio das respostas das 20 questões de múltipla escolha”, explica a professora de matemática e coordenadora da Formação Geral, Mayra Albuquerque.

O tema desta edição é “Música, maestro!” e corresponde a uma homenagem à matemática e música, mostrando que ambas estão intimamente interligadas. Como a prova é on-line, Mayra acrescenta que a probabilidade de empate na pontuação é maior. Por isso, a equipe docente responsável pela Obmep no Ifal Penedo criou alguns critérios de desempate para a definição do grupo de estudantes que seguirão para a próxima fase.

Os critérios definidos foram: 1) discente com menção honrosa, prata ou ouro em olimpíadas anteriores; 2) maior número aprovações para participar da 2ª fase da Obmep em anos anteriores; 3) aluno que tenha participado como orientando em projetos ou monitoria da disciplina de matemática; 4) discente que estiver cursando a série/ano mais avançada/o; 5) discente com menor número de faltas na disciplina de matemática no ano de 2020.

O objetivo da Obmep é identificar jovens talentos e estimular o estudo da matemática, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Podem participar da competição os estudantes de todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive, os alunos que finalizaram a 4º série no ano letivo de 2020. “Os recém-formados ganharam o direito de participar desta edição porque no ano passado, devido à pandemia, não houve olimpíada”, justifica Mayra.

Conforme o calendário da 16ª Obmep, o período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, através dos Correios ou aplicativo, vai até 11 de agosto. A divulgação dos classificados para a próxima fase ocorrerá no dia 9 de setembro. A prova está prevista para acontecer de forma presencial, em 6 de novembro.

Os nomes dos premiados serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2022. Nesta edição, a Obmep entregará 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Para mais informações sobre a competição científica e as provas de cada fase, acesse o site da Obmep e visite a sessão de perguntas frequentes: http://www.obmep.org.br/faq.htm.