Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo promove curso para bolsistas e voluntários de projetos de pesquisa

Ifal Penedo promove curso para bolsistas e voluntários de projetos de pesquisa

Servidores orientadores também podem participar das atividades que acontecerão de 8 a 12/11.
por Lidiane Neves publicado: 28/10/2021 10h25, última modificação: 29/10/2021 10h40

No período de 8 a 12 de novembro, a Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal Penedo realizará, de forma on-line, o Curso de Introdução à Pesquisa. A iniciativa tem como público-alvo os alunos bolsistas e voluntários dos projetos de iniciação científica e inovação tecnológica aprovados para execução entre 2021 e 2022. Os respectivos docentes e técnicos administrativos orientadores também podem participar.

As inscrições ocorrem até o dia 7 de novembro, mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no link https://abre.ai/cursopesquisa. Com carga horária total de 20h e emissão de certificado, o curso tem como objetivo aproximar os estudantes do ensino médio das práticas de investigação científica e dialogar sobre a diversidade de conhecimentos que direcionam o ato da pesquisa.

As atividades acontecerão no turno vespertino, das 13h às 17h, pela plataforma Google Meet. "Estudantes que não tiverem como participar nesse horário, por estarem em aula no turno da tarde, podem assistir às palestras em outro momento. Todo o curso será gravado para que esses alunos também consigam se capacitar e ter direito ao certificado", informa o coordenador de Pesquisa do Ifal Penedo, Carlos Miranda.

Os temas definidos incluem Ética em Pesquisa, Pesquisa Qualitativa e Quantitativa, Pesquisa em Base de Dados, Regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Levantamento Bibliográfico e Estado da Arte. “A ideia é preparar os estudantes, jovens pesquisadores, para procedimentos e condutas que envolvem o universo da pesquisa científica”, ressalta Carlos Miranda. Segundo ele, o setor ainda está fechando os nomes dos instrutores, mas serão servidores do próprio campus e de outras unidades do Ifal.

Este ano, nos editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), o Campus Penedo teve 16 projetos aprovados, sendo 14 de Iniciação Científica (Pibic) e dois de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Apenas um dos projetos não foi contemplado com bolsa para os estudantes envolvidos. A execução dessas pesquisas vai de setembro de 2021 a agosto de 2022. CLIQUE AQUI e confira a lista.