Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo participará da segunda fase da Obmep 2024 com 27 estudantes

Ifal Penedo participará da segunda fase da Obmep 2024 com 27 estudantes

A prova da próxima fase será realizada no dia 19 de outubro, às 14h30, em local a ser ainda divulgado no site da Obmep
por Lidiane Neves publicado: 05/08/2024 13h59, última modificação: 05/08/2024 14h12

A segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) será realizada no dia 19 de outubro, e 27 estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo estão classificados para participar. A LISTA foi publicada oficialmente no site www.obmep.org.br, na última sexta-feira, 2. Eles integram o grupo de participantes do nível 3, formado por alunos matriculados no ensino médio.

De caráter eliminatório, a primeira fase da Obmep 2024 aconteceu no início de junho com a aplicação da prova objetiva composta de 20 questões de múltipla escolha. Segundo informações do Departamento de Ensino, 67 estudantes compareceram para o exame, mesmo com as atividades letivas da instituição paralisadas devido à greve na Rede Federal de Educação. A classificação para a segunda fase levou em conta a nota da prova objetiva (por ordem decrescente) e o número de vagas disponibilizadas para cada escola, de acordo com o porte, ou seja, o número de alunos inscritos.

A prova da próxima fase é discursiva e de caráter classificatório. Os estudantes terão até três horas (das 14h30 às 17h30) para responder seis questões, que valerão até 20 pontos cada. No caso de alunos com deficiência que precisarem de auxílio, a duração máxima da prova será de quatro horas (das 14h30 às 18h30), mas a instituição de ensino deverá oficializar essa solicitação especial até 26 de agosto.

Conforme o calendário da 19ª Obmep, os locais onde serão realizadas a segunda fase serão divulgados exclusivamente no site da competição, no dia 2 de setembro. Na data, horário e local marcados para aplicação da prova, os alunos selecionados deverão se apresentar munidos de documento de identificação com foto, além de lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados ocorrerá no dia 20 de dezembro. Na edição do ano passado, a participação de estudantes do Campus Penedo na Olimpíada Brasileira de Matemática rendeu sete menções honrosas obtidas pelos estudantes: Daniele Alves Sodó, Ian Muniz Ferro, Rita Beatriz Melo Lacerda, Ítalo Roberto Souza Floriano, Samara Helen Rocha dos Santos, Maria Alessandra da Silva e Eudes Marques Barbosa.