Notícias
Ifal Penedo oferta 20 vagas para Química Industrial no Sisu 2026
Por Emerson Lima (estagiário de Jornalismo)*
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo está com 20 vagas abertas para o curso de bacharelado em Química Industrial através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico sisualuno.mec.gov.br/login, realizar o acesso com o seu login do gov.br e preencher as informações solicitadas.
O prazo de inscrição termina nesta sexta-feira, 23, e pode participar da seleção qualquer estudante que tenha nota em ao menos uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025). O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Na sequência, haverá as pré-matrículas, de 2 a 8 de fevereiro, conforme edital já publicado pelo Ifal no site exame.ifal.edu.br.
Sobre o curso do Ifal Penedo
O bacharelado em Química Industrial é ofertado gratuitamente no turno noturno e na modalidade presencial. Com duração de cinco anos, o curso está voltado para a formação de profissionais aptos a atuarem na área industrial de Química, que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento, especialmente da região e do estado de Alagoas.
A graduação está estruturada para integrar teoria e prática, aproximando a formação acadêmica dos desafios reais do mundo do trabalho. A proposta pedagógica valoriza a aplicação do conhecimento científico, tecnológico e social, preparando o estudante para atuar de forma crítica e qualificada (CLIQUE AQUI para conhecer a grade curricular).
Alinhado ao projeto institucional do Ifal, o curso dialoga com as demandas da sociedade e dos arranjos produtivos locais, incentiva a pesquisa e a extensão e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a autonomia dos estudantes ao longo da formação.
Já existe, inclusive, a iniciativa de implantação da empresa júnior do curso liderada por alunos do 8º período. A AquaSolo Análises está em processo de constituição e promete oferecer serviços de análises físico-químicas e microbiológicas enquanto proporciona para os futuros químicos industriais experiência prática em gestão, empreendedorismo e atuação profissional.
Para garantir uma formação de excelência acadêmica, além de contar com professores qualificados e infraestrutura de laboratórios e outros ambientes, os alunos da graduação têm acesso a programas de assistência estudantil voltados à minimização de desigualdades socioeconômicas para sua permanência, êxito e conclusão do curso.
Mercado de trabalho
A formação em Química Industrial abre oportunidades para atuação em setores industriais que possuem demanda em ascensão por profissionais da área. Alguns exemplos são as indústrias farmacêutica e de cosméticos, alimentícia, química e energética.
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o panorama é de expansão e investimentos. Entre os setores líderes nesse cenário de crescimento estão os segmentos de Alimentos (34,7%), Construção (27,5%), Serviços Industriais de Utilidade Pública (11,2%), Borracha e Material Plástico (5,4%) e Extração de Petróleo e Gás Natural (4,4%).
Outros destaques apontados pela Fiea, que representam um atrativo a mais para quem deseja ingressar na área, são o saldo positivo de empregos e o crescimento nas exportações registrados no início do ano passado. Os dados são do Boletim Econômico Visão Alagoas 2025, elaborado pelo Observatório da Indústria, unidade estratégica de inteligência analítica do Sistema Fiea, integrada ao Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL).
O químico industrial também pode atuar em laboratórios, trabalhar com inovação no desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias ou seguir carreira acadêmica, trabalhando com ensino e pesquisas científicas.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves