Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo lança concurso de arte visual para plotagem em paredes do campus

Ifal Penedo lança concurso de arte visual para plotagem em paredes do campus

Inscrições no Desenhart Ifal já estão abertas e podem ser feitas pelos estudantes, individualmente ou em dupla, até 3 de outubro
publicado: 12/09/2022 20h13, última modificação: 13/09/2022 20h42

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou, nesta segunda-feira, 12, o regulamento do concurso Desenhart Ifal para selecionar propostas de arte visual de autoria dos estudantes, com foco em três temáticas: Diversidade Brasileira, Química Ambiental e Município de Penedo (CLIQUE AQUI para conferir o documento na íntegra).

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) da unidade de ensino e o Grêmio Estudantil Urso (Gestão 2022-2023). O objetivo é selecionar três trabalhos (desenho, ilustração ou design gráfico) para decorar paredes internas do campus, na área de convivência e corredores. As artes serão impressas em adesivo plotter no formato 4,83 x 2,50 metros (largura x altura).

As inscrições já começam nesta terça-feira, 13, e ficam abertas até 3 de outubro. Podem participar do concurso todos os estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2022, nos cursos presenciais de nível médio ou superior, o que inclui os alunos concluintes que ainda não entregaram o TCC, mas renovaram o vínculo com o Ifal no ano vigente. Os únicos que não podem se inscrever são os membros do grêmio, por serem discentes que estão promovendo o concurso.

Como se inscrever

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas individualmente ou em dupla, exclusivamente, no endereço eletrônico https://abre.ai/desenhartifal. Cada participante ou dupla equivale a uma inscrição no concurso. No formulário on-line, além do preenchimento correto dos dados pessoais, é necessário adicionar a arte autoral ou em coautoria, na proporção 4,83 x 2,50m, em dois tipos de arquivo: imagem em JPEG ou PNG (até 10MB) e PDF para impressão, de alta qualidade (até 100MB).

Depois de inserir os arquivos, os estudantes devem indicar as temáticas presentes na arte e explicar, de forma breve, o que os elementos utilizados no processo de criação expressam. A ilustração deve conter, no mínimo, uma das três temáticas propostas pelo concurso. A maneira como as temáticas serão apresentadas na arte fica a critério e criatividade dos participantes.

Caso a ilustração tenha o uso de citações ou colagens de artes de outros autores, os estudantes devem entregar o documento de cessão de responsabilidade pelos direitos e liberações dos elementos não autorais utilizados, até o início da impressão para a plotagem.

No formulário eletrônico, é também obrigatório anexar o Termo de Autorização de Uso e Divulgação de Dados e Imagem. O documento deve ser assinado pelos participantes ou seus responsáveis legais, caso sejam menores de idade. As cópias impressas do termo de autorização estão disponíveis na sala do grêmio estudantil, na área de convivência. Por último, os inscritos devem declarar que leram e concordam com o regulamento do concurso.

Próximas etapas

O concurso é dividido em quatro fases: inscrições; seleção e divulgação de finalistas; votação da comunidade discente; e divulgação dos vencedores. Os três vencedores ou duplas, ao final, receberão certificado, além de terem seus trabalhos autorais impressos em plotter, servindo de comunicação visual e expressão cultural, com grande visibilidade em espaços físicos do Campus Penedo.

A seleção dos finalistas será feita no período de 4 a 10 de outubro, por uma banca composta por cinco avaliadores, entre servidores e egressos convidados do próprio Campus Penedo e de outras unidades do Ifal. O grupo selecionará as cinco melhores propostas, escolhidas com base nos seguintes critérios: atendimento às temáticas propostas; representatividade; originalidade; criatividade; e técnica.

Entre 10 e 14 de outubro, as cinco artes finalistas serão colocadas em votação pública, por meio de formulário eletrônico. Somente poderão votar os estudantes da unidade de ensino com matrícula ativa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e endereço de e-mail institucional do Ifal. As três artes mais votadas pela comunidade discente serão as vencedoras. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 17 de outubro.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves