Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo investe em controle do fluxo de acesso ao campus e instala catracas eletrônicas

Quando finalizado o cadastramento em curso, uso da digital será obrigatória para entrada e saída de estudantes
publicado: 24/05/2023 16h24, última modificação: 24/05/2023 16h55

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

Encontra-se em processo de instalação no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo um sistema de controle do acesso da comunidade discente à unidade de ensino via impressão digital. As catracas eletrônicas já foram colocadas na portaria onde funciona a guarita de segurança e, nesta semana, a equipe responsável iniciou o cadastro das digitais dos estudantes.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a segurança de toda a comunidade acadêmica, a partir do monitoramento do fluxo de entrada e saída de pessoas no campus. “E, no caso dos alunos, servirá também como base de dados para o trabalho de alguns setores da instituição”, destaca o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Souza.

“Os dados gerados diariamente e armazenados por semanas ou meses podem, por exemplo, ser utilizados pelos setores que necessitam de informações sobre a presença de estudantes no campus. É o caso do Apoio Acadêmico, da Assistência Estudantil e da Pedagogia”, exemplifica o gestor.

O valor do investimento soma R$ 17 mil, correspondente à aquisição e instalação de duas catracas eletrônicas, dois leitores digitais e o software de controle. “Concluído o cadastro das digitais, a entrada e saída dos estudantes se darão obrigatoriamente pelas catracas utilizando a digital”, informa o servidor Jamerson Cavalcante, um dos envolvidos no cadastramento para funcionamento do novo sistema. A equipe responsável também conta com a técnica em Tecnologia da Informação, Flaviany Pinheiro, e as recepcionistas terceirizadas Ana Paula Miguel e Tamires Tavares.

Além dos estudantes de todos os cursos ofertados pelo Ifal Penedo, as pessoas que trabalham no campus [servidores efetivos, substitutos e terceirizados] terão suas digitais cadastradas, após a etapa de inserção dos dados pessoais de vínculo com a instituição. Segundo Jamerson, esse universo totaliza 920 pessoas, incluindo os discentes das modalidades de cursos a distância que vêm esporadicamente à unidade de ensino. Até então, 254 desse total é o número de digitais coletadas.

Com relação aos servidores, gostaríamos de ressaltar que esse cadastro é apenas para incluir no sistema todas as pessoas que atualmente integram a nossa comunidade interna. Não tem, portanto, a finalidade de controlar a frequência dos docentes e técnicos administrativos [TAEs], já registrada por outros meios”, frisa o diretor-geral do Ifal Penedo, referindo-se à folha manual de ponto dos professores e ao ponto eletrônico dos TAEs.