Notícias
Ifal Penedo inicia doação de livros didáticos para público interno e externo
Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo abriu nesta segunda-feira, 9, o período de doação de livros didáticos considerados irrecuperáveis ou desatualizados para uso em sala de aula. O processo de desfazimento desse material é regido pelo Edital nº 04/2023 (CLIQUE AQUI para conferir). Quem tiver interesse nos exemplares, basta formalizar a solicitação mediante preenchimento e assinatura do termo específico para cada público disponível nos anexos do edital.
A entrega do termo para a retirada dos livros ocorrerá até o dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na área de convivência. O prazo vale para a comunidade interna (alunos, servidores e funcionários terceirizados), pessoas da comunidade externa e escolas públicas estaduais e municipais ou filantrópicas.
O desfazimento dos exemplares didáticos também contempla entidades sem fins lucrativos e/ou associações legalmente constituídas, que tenham como um de seus papéis sociais a educação e/ou a coleta e reciclagem de materiais. No entanto, para este público, os livros só estarão disponíveis entre 26 e 30 de outubro. Em todos os casos, o termo de doação deverá ser preenchido em duas vias e assinado pelo donatário e por um membro da comissão interna.
Os livros disponibilizados para doação incluem as 11 disciplinas da formação básica do ensino médio no Ifal: Português, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Sociologia e Filosofia. Os exemplares foram utilizados ou não pelos estudantes, durante a vigência estabelecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atualmente é de quatro anos. No quarto e último ano de uso efetivo, é permitido que o aluno fique com os exemplares. Porém, há devoluções e o campus providencia o desfazimento por meio de doação.
Vale lembrar que, independentemente da pessoa ou instituição contemplada, ainda que vencido o prazo de vigência do livro indicado pelo FNDE, é proibida a venda de livros didáticos, bem como o recebimento de quaisquer benefícios como forma de gratificação pelos materiais doados.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves