Notícias
Ifal Penedo inicia acolhimento das novas turmas dos cursos técnicos integrados
Além dos estudantes, compareceram ao primeiro dia do acolhimento as mães, os pais e outros responsáveis legais dos calouros.
O evento de boas-vindas às novas turmas dos cursos técnicos integrados movimentou a segunda-feira (19) no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. Além dos estudantes de Açúcar e Álcool e Meio Ambiente, compareceram ao primeiro dia do acolhimento as mães, os pais e outros responsáveis legais dos calouros. O resultado foi o auditório lotado em ambos os turnos de programação.
As atividades começaram com o discurso de boas-vindas do diretor-geral Carlson Lamenha, que parabenizou os estudantes pelo ingresso no Ifal Penedo e destacou que, a partir de agora, eles fazem parte não de uma escola, mas de uma rede de ensino gratuita e de qualidade, com unidades em todos os estados brasileiros. “Vocês são agora alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem cerca de 600 campi espalhados no país, 15 deles em Alagoas, sendo Penedo uma cidade privilegiada por isso. Então, o que a gente espera é que vocês saibam valorizar esse patrimônio público, estudem e cresçam sabendo aproveitar as diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que nossa instituição oferece”, afirmou o diretor.
À chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, coube apresentar a função do setor que abarca tudo o que tiver relação direta com a rotina de ensino e a vida estudantil do corpo discente. Coordenações de cursos, equipe pedagógica, assistência estudantil, apoio acadêmico, registro acadêmico, extensão, pesquisa e monitoria são algumas das pastas ligadas ao departamento. Na ocasião, ela apresentou a equipe de servidores que integram esses setores e falou um pouco sobre as ações desenvolvidas por eles e algumas rotinas acadêmicas, como a realização de visitas técnicas, plantão pedagógico e atividades esportivas e artístico-culturais.
Além das informações técnicas, a professora Edriane falou sobre as múltiplas faces da inteligência, de modo a apresentar o Ifal como uma instituição que acredita no potencial de cada pessoa e na diversidade de talentos, sejam eles inatos ou construídos. “Cada um que chega aqui tem um potencial e cabe a nós criarmos as oportunidades para que ele desenvolva suas aptidões, lembrando sempre que o sucesso resulta muito mais do esforço do que do talento”, reforçou. A fala da chefe do Departamento Acadêmico está baseada na teoria das inteligências múltiplas, estudada pelo psicólogo Howard Gardner, cuja pesquisa identificou e definiu oito tipos diferentes de inteligência: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-sineséstica, intrapessoal, interpessoal e naturalista.
A programação do dia foi encerrada com as palestras da docente Nina Kátia e da psicóloga convidada Bruna Oliveira, que trouxeram os temas “A fórmula da educação escolar” e “Gerenciando emoções”. Egressa de curso técnico integrado do Ifal e com experiência de 22 anos no magistério, a professora de Educação Física do Campus Penedo, Nina Kátia, destacou que, apesar de não existir uma fórmula precisa e convencionada que garanta o sucesso da educação escolar, há caminhos a serem adotados pelos envolvidos, permitindo resultados positivos.
“Inicialmente, é necessário considerar que o processo somente dará certo se aluno, escola e família andarem de mãos dadas. Estando todos conscientes disso, é preciso que cada um compreenda seus papéis, que são diferentes e não podem se sobrepor”, reforçou a docente ao listar cada um desses papéis. “O estudante, por exemplo, deve estar ciente de que é necessário ter dedicação, saber traçar objetivos e metas, aproveitar as oportunidades, compreender suas limitações e buscar instrumentos para superá-las, descobrir suas qualidades e potencial para consolidar e melhorar o que já possui, bem como experimentar conhecimentos e desafios”.
Programação – As atividades de acolhimento às turmas 2018 dos cursos integrados seguirão até o dia 14 de março, conforme cronograma elaborado pela equipe pedagógica, formada pela técnica em assuntos educacionais, Giselle Moreira, e pelas pedagogas Elaine Costa e Rita de Cássia Tavares. A programação inclui o Suporte Aprendizagem (aulas de reforço em Português e Matemática) e uma série de outras atividades, a exemplo de palestras, oficinas, visitas guiadas à biblioteca e aos laboratórios e diálogos sobre o funcionamento do campus, normas didáticas, Política de Assistência Estudantil, possibilidades de atuação no Ifal, entre outros assuntos.
CLIQUE AQUI e confira toda a programação.