Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo inicia acolhimento das novas turmas dos cursos técnicos integrados

Ifal Penedo inicia acolhimento das novas turmas dos cursos técnicos integrados

Além dos estudantes, compareceram ao primeiro dia do acolhimento as mães, os pais e outros responsáveis legais dos calouros.

publicado: 20/02/2018 18h31, última modificação: 21/02/2018 18h04

O evento de boas-vindas às novas turmas dos cursos técnicos integrados movimentou a segunda-feira (19) no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. Além dos estudantes de Açúcar e Álcool e Meio Ambiente, compareceram ao primeiro dia do acolhimento as mães, os pais e outros responsáveis legais dos calouros. O resultado foi o auditório lotado em ambos os turnos de programação.

As atividades começaram com o discurso de boas-vindas do diretor-geral Carlson Lamenha, que parabenizou os estudantes pelo ingresso no Ifal Penedo e destacou que, a partir de agora, eles fazem parte não de uma escola, mas de uma rede de ensino gratuita e de qualidade, com unidades em todos os estados brasileiros. “Vocês são agora alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem cerca de 600 campi espalhados no país, 15 deles em Alagoas, sendo Penedo uma cidade privilegiada por isso. Então, o que a gente espera é que vocês saibam valorizar esse patrimônio público, estudem e cresçam sabendo aproveitar as diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que nossa instituição oferece”, afirmou o diretor.

À chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, coube apresentar a função do setor que abarca tudo o que tiver relação direta com a rotina de ensino e a vida estudantil do corpo discente. Coordenações de cursos, equipe pedagógica, assistência estudantil, apoio acadêmico, registro acadêmico, extensão, pesquisa e monitoria são algumas das pastas ligadas ao departamento. Na ocasião, ela apresentou a equipe de servidores que integram esses setores e falou um pouco sobre as ações desenvolvidas por eles e algumas rotinas acadêmicas, como a realização de visitas técnicas, plantão pedagógico e atividades esportivas e artístico-culturais.

Além das informações técnicas, a professora Edriane falou sobre as múltiplas faces da inteligência, de modo a apresentar o Ifal como uma instituição que acredita no potencial de cada pessoa e na diversidade de talentos, sejam eles inatos ou construídos. “Cada um que chega aqui tem um potencial e cabe a nós criarmos as oportunidades para que ele desenvolva suas aptidões, lembrando sempre que o sucesso resulta muito mais do esforço do que do talento”, reforçou. A fala da chefe do Departamento Acadêmico está baseada na teoria das inteligências múltiplas, estudada pelo psicólogo Howard Gardner, cuja pesquisa identificou e definiu oito tipos diferentes de inteligência: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-sineséstica, intrapessoal, interpessoal e naturalista.

Em palestra, a professora Nina Kátia falou sobre a "fórmula da educação escolar".A programação do dia foi encerrada com as palestras da docente Nina Kátia e da psicóloga convidada Bruna Oliveira, que trouxeram os temas “A fórmula da educação escolar” e “Gerenciando emoções”. Egressa de curso técnico integrado do Ifal e com experiência de 22 anos no magistério, a professora de Educação Física do Campus Penedo, Nina Kátia, destacou que, apesar de não existir uma fórmula precisa e convencionada que garanta o sucesso da educação escolar, há caminhos a serem adotados pelos envolvidos, permitindo resultados positivos.

“Inicialmente, é necessário considerar que o processo somente dará certo se aluno, escola e família andarem de mãos dadas. Estando todos conscientes disso, é preciso que cada um compreenda seus papéis, que são diferentes e não podem se sobrepor”, reforçou a docente ao listar cada um desses papéis. “O estudante, por exemplo, deve estar ciente de que é necessário ter dedicação, saber traçar objetivos e metas, aproveitar as oportunidades, compreender suas limitações e buscar instrumentos para superá-las, descobrir suas qualidades e potencial para consolidar e melhorar o que já possui, bem como experimentar conhecimentos e desafios”.

Programação – As atividades de acolhimento às turmas 2018 dos cursos integrados seguirão até o dia 14 de março, conforme cronograma elaborado pela equipe pedagógica, formada pela técnica em assuntos educacionais, Giselle Moreira, e pelas pedagogas Elaine Costa e Rita de Cássia Tavares. A programação inclui o Suporte Aprendizagem (aulas de reforço em Português e Matemática) e uma série de outras atividades, a exemplo de palestras, oficinas, visitas guiadas à biblioteca e aos laboratórios e diálogos sobre o funcionamento do campus, normas didáticas, Política de Assistência Estudantil, possibilidades de atuação no Ifal, entre outros assuntos.

CLIQUE AQUI e confira toda a programação.