Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Campus Penedo ganhará novo piso tátil e placas de sinalização visual e em Braille
conteúdo

Notícias

Campus Penedo ganhará novo piso tátil e placas de sinalização visual e em Braille

Instalação integra projeto de comunicação visual custeado, em parte, com recursos economizados pelo campus durante a pandemia.
por Lidiane Neves publicado: 06/12/2021 14h37, última modificação: 06/12/2021 17h04

Quem estuda, trabalha ou visita o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo poderá contar, em breve, com uma estrutura física mais acessível. Desde a semana passada, estão em andamento na unidade de ensino as obras das novas calçadas de toda sua área aberta. A revitalização desses espaços de pedestres faz parte do projeto de comunicação visual, cuja execução também engloba a instalação de placas de sinalização visual e tátil em todos os ambientes do campus.

Nas calçadas, os trabalhos visam adequá-las ao que prevê a NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quanto à instalação de piso tátil, importante recurso de acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão.

Elaborado pela professora de Desenho, Bruna Machado Dória, ao longo do ano passado, o projeto de comunicação visual nasceu da necessidade de superar barreiras de ordem física para tornar o Ifal Penedo mais acessível às pessoas com deficiência visual.

 “Foi quando recebemos nossa primeira aluna com deficiência visual, em 2020, que começamos a pensar o campus sob essa perspectiva. Fiz então um parecer técnico identificando todas as adequações necessárias, entre elas, a troca do piso tátil existente, que estava totalmente fora dos parâmetros da NBR 9050”, relata a docente, citando o fato de que esse tipo de piso demanda, além da textura diferenciada, uma cor contrastante em relação ao cinza da calçada, o que não foi considerado na instalação do piso tátil anterior.

Segundo ela, a ideia inicial do projeto era também colocar piso tátil nos ambientes internos do Ifal Penedo. “No entanto, tivemos que excluir essa parte porque a largura dos corredores não permite a instalação conforme estabelece a NBR 9050”, justifica Bruna, que tem formação em Arquitetura e Urbanismo e integra o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Placas de sinalização

 As placas de sinalização visual e tátil serão instaladas dentro do campus e também na área aberta. O projeto inclui, entre outros itens, mapas táteis nas duas entradas, totens para identificação externa do Ifal Penedo, placas indicando a direção do percurso na área construída, sinalização de trânsito e estacionamento, placas táteis para corrimãos, placas nas portas das salas de aula, laboratórios e demais setores, com texto em Braille nas maçanetas.

A biblioteca e o refeitório também ganharão novas placas de caráter informativo e educativo. Na biblioteca, por exemplo, as estantes de livros terão a identificação da seção em Braille, para proporcionar autonomia às pessoas com deficiência visual na hora de localizar os títulos de seu interesse.

“Na verdade, trata-se de um projeto que vai permitir a acessibilidade e beneficiar a mobilidade de todo mundo que visita e circula pela unidade de ensino”, lembra a professora Bruna, ao destacar que a existência de placas diretivas, nas quais pode-se ler a informação e se localizar, favorece a locomoção de qualquer pessoa dentro de todo o prédio.

Segundo informações da Direção-Geral, a execução do projeto de comunicação visual com todas as ações mencionadas demandou recursos da ordem de aproximadamente R$ 330 mil. O investimento tornou-se possível a partir do redirecionamento dos recursos financeiros economizados pelo Ifal Penedo desde 2020, em função da redução de despesas provocada pela suspensão das atividades presenciais devido à pandemia. “Mas, também contamos com a ajuda da reitoria para conseguir cobrir esse montante”, completa o diretor-geral Felipe Thiago Souza. A previsão da empresa contratada é concluir a revitalização das calçadas e a instalação das placas até o final de dezembro.