Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo divulga programação do 3º Encontro de Humanidades marcado para agosto
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo divulga programação do 3º Encontro de Humanidades marcado para agosto

Inscrições estarão abertas já a partir desta terça-feira, dia 15; evento é aberto a toda comunidade interna e externa
por Lidiane Neves publicado: 14/07/2025 17h22, última modificação: 14/07/2025 17h22

Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo realizará a 3ª edição do Encontro de Humanidades, com a proposta de reunir a comunidade acadêmica em torno de reflexões sobre o tema “Personalidades Alagoanas: ciência, arte e literatura”. O evento também é aberto a membros da comunidade externa interessados em conhecer e participar das atividades voltadas à valorização da produção artística, cultural e científica do estado de Alagoas.

A participação exige inscrição prévia a partir desta terça-feira, 15, gratuitamente por meio do link abre.ai/ehif-3, onde toda a programação encontra-se detalhada. O primeiro dia do encontro será dedicado à conferência de abertura com o multiartista indígena Ziel Karapotó e a uma série de minicursos e oficinas, relacionados a uma variedade de temas contemporâneos e práticas interdisciplinares, entre elas, literatura de cordel, música, artesanato, história, direitos humanos e culturas quilombola e indígena.

No segundo e terceiro dias, ocorrerá a Feira de Humanidades, atividade na qual os estudantes de todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio irão expor, de forma criativa, os resultados de suas pesquisas sobre as personalidades alagoanas que contribuíram e ainda contribuem para a sociedade.

O Encontro de Humanidades é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Estudos de Humanas do Brasil Contemporâneo. A primeira edição ocorreu em setembro de 2018 com o tema os “30 anos da Constituição de 1988”. A ideia inicial era que o evento acontecesse a cada dois anos, mas, devido à pandemia de Covid-19, sua realização ficou temporariamente suspensa, sendo somente retomada em 2023, quando trouxe como tema central “Repressão: ontem e hoje”.