Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo divulga programação de acolhimento para turmas ingressantes em 2023

Ifal Penedo divulga programação de acolhimento para turmas ingressantes em 2023

Atividades com novos alunos dos cursos técnicos ocorrerão de 14 a 16/03; já os calouros do superior serão recebidos entre 27 e 31/03
publicado: 09/03/2023 10h02, última modificação: 20/03/2023 13h08

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Assim como ocorre a cada início de ano letivo, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo receberá as turmas ingressantes nos cursos presenciais em 2023 com uma programação especial. No cronograma definido, as atividades de acolhimento aos novos alunos dos cursos técnicos integrados e subsequente ao ensino médio acontecerão entre os dias 14 e 16 de março. Já os calouros do bacharelado em Química Industrial serão recepcionados na semana de 27 a 31 de março.

Para os estudantes dos cursos de Meio Ambiente e Química da modalidade integrado, no primeiro dia (14 de março), a programação terá início no auditório, às 8h (turmas matutinas) e às 13h (turmas vespertinas). Neste dia, cada aluno deverá se dirigir ao auditório do Ifal Penedo, no turno em que está matriculado, acompanhado de seu responsável (mãe, pai ou outro familiar).

Nos dois dias seguintes (15 e 16 de março), as atividades ocorrerão apenas pela manhã, das 8h às 11h, para todas as turmas. Com relação ao curso de Química ofertado na modalidade subsequente, a acolhida programada para os mesmos dias do integrado será realizada no turno da noite, das 19h às 21h (CLIQUE AQUI e confira a programação detalhada para as todas as turmas do ensino técnico).

Para a nova turma do curso superior, as atividades se estenderão por toda a semana, de segunda a sexta (27 a 31 de março), no auditório do campus, sempre no mesmo horário, das 19h às 21h ou 21h30. Além da apresentação da equipe gestora, setores e ações do Ifal Penedo, a programação para os calouros de Química Industrial inclui a realização de palestras e oficinas (CLIQUE AQUI e confira).

Suporte de Aprendizagem

Também integra as ações destinadas a melhor adaptação de novos alunos ao Ifal o Programa Suporte de Aprendizagem. Trata-se de uma ação pedagógica que visa trabalhar as dificuldades básicas em Língua Portuguesa e Matemática dos ingressantes nos cursos técnicos de nível médio.

Este ano, para as turmas de Meio Ambiente e Química integrado, as aulas do programa serão executadas de forma concomitante, ao longo de todo o primeiro semestre letivo. A cada semana, serão duas horas de Suporte de Aprendizagem, no contraturno de aulas do curso. O programa terá início na semana do dia 20 de março e se estenderá até 18 de agosto.

Já para a modalidade subsequente, as aulas do Suporte serão ministradas no formato intensivo, durante uma semana, de 20 a 24 de março, a partir das 19h. Para conferir os detalhes do cronograma previsto para todas as turmas, CLIQUE AQUI.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves