Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo convoca candidatos do curso técnico subsequente para heteroidentificação

Procedimento será presencial na quarta-feira, 20; etapa de validação étnico-racial inclui estudantes pretos, pardos e indígenas
por Lidiane Neves publicado: 15/03/2024 18h32, última modificação: 15/03/2024 18h54

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta sexta-feira, 15, o EDITAL DE CONVOCAÇÃO para a validação étnico-racial dos candidatos do processo seletivo para ingresso no curso de Química ofertado pelo Campus Penedo, na modalidade subsequente ao ensino médio. O procedimento de heteroidentificação e validação documental será realizado presencialmente na unidade de ensino, na quarta-feira, 20, com os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas matriculados nas cotas L2 e L6.

Ao todo, são 21 convocados. Na lista publicada no edital de convocação, consta o nome e o horário específico em que a pessoa deve comparecer ao Ifal Penedo portando um documento oficial de identidade com foto. No caso dos candidatos indígenas, será também necessário apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou a Declaração de Pertencimento Étnico de Comunidade Indígena, disponível no Anexo III do edital, devidamente preenchida e assinada.

Para os autodeclarados pretos e pardos, a validação étnico-racial será por meio de avaliação fenotípica realizada por uma banca composta por três membros da Comissão Local de Heteroidentificação. As orientações sobre o procedimento estão detalhadas no item 3 do edital de convocação, que deve ser lido na íntegra por todos os convocados para ciência do que é permitido ou não.

Conforme consta no subitem 3.2, por exemplo, no momento do procedimento, os candidatos não podem fazer uso de maquiagem, óculos (escuros ou de grau), acessórios na cabeça (boné, chapéu, lenço, burca, gorro, prendedores de cabelo, elásticos, presilhas ou qualquer outro objeto), acessórios ou roupas (estampadas) que impossibilitem a verificação fenotípica, prejudicando a identificação do candidato.

Após a aferição presencial, o resultado preliminar da heteroidentificação está previsto para o dia 21 de março, com prazo de um dia para interposição de recursos. Quanto ao resultado final, após a análise dos recursos, a data estabelecida no cronograma para divulgação é 25 de março. Todas as publicações serão feitas no site exame.ifal.edu.br, sendo responsabilidade do candidato acompanhá-las para não perder os prazos.