Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo avança em infraestrutura com apoio parlamentar
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo avança em infraestrutura com apoio parlamentar

Entrega de novos espaços, equipamentos e computadores marca visita do reitor e do deputado Paulão ao campus
por Lidiane Neves publicado: 06/09/2024 10h33, última modificação: 06/09/2024 16h12

Em visita ao Campus Penedo nesta quinta-feira, 5, o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, e o deputado federal Paulão (PT/AL) oficializaram a entrega da sala modular que abriga o Clube de Robótica, dos novos equipamentos do Laboratório de Física e dos 40 computadores alocados em diversos setores acadêmicos e administrativos da unidade de ensino.

Tais novidades resultam de investimentos provenientes de emendas do parlamentar, que vem colaborando significativamente para o avanço da infraestrutura, não apenas do Ifal Penedo, como de outros campi. Na ocasião, o diretor-geral Felipe Thiago Souza fez um resgate de todas as melhorias viabilizadas, total ou parcialmente, pelo aporte financeiro do deputado Paulão. Entre elas, a reforma do refeitório, a adequação física de laboratórios, a construção do ginásio poliesportivo já em fase final e a aquisição de aparelhos de ar condicionado, instrumentos musicais e veículo oficial.

 “A reforma do nosso refeitório foi uma das ações mais importantes. Sabemos da vulnerabilidade socioeconômica dos nossos estudantes, e hoje, graças à emenda que proporcionou a reforma desse espaço, os alunos do Campus Penedo têm acesso a quatro refeições diárias: lanche pela manhã, almoço, lanche à tarde e à noite. Isso me deixa muito feliz como gestor e me dá força para enfrentar os desafios”, destacou Felipe Thiago, agradecendo ao reitor e ao deputado pela sensibilidade em atender os pleitos do campus.

Ao elencar uma série de conquistas para as diferentes unidades do Ifal, Carlos Guedes endossou os agradecimentos ao parlamentar por priorizar a Educação na destinação de suas emendas. “Tem pessoas que nos ajudam a acordar animado e ficar otimista, e o Paulão é uma delas. A gente trabalha transformando a vida das pessoas que mais precisam, e você tem o meu respeito e a minha gratidão por tudo que faz pelo Ifal”, disse o reitor.

 “O que nos une é a causa. Eu acredito nesse modelo de escola pública. A gente está numa instituição que é referência para o Brasil, para o mundo. Referência de qualidade, desde o nível médio tecnológico até o superior, incluindo a pós-graduação”, destacou o deputado ao contextualizar sua atenção especial à Rede IF.

Paulão também falou sobre a necessidade de se discutir, no ambiente de ensino, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Para ele, as emendas parlamentares são somente parte desse processo e é necessário cobrar para que a sustentabilidade das políticas públicas seja garantida pelo orçamento do Executivo e não apenas do Legislativo.

 Integraram a comitiva que visitou o Campus Penedo, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira; o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte. Além da comunidade interna, o evento foi prestigiado por gestores das diretorias sistêmicas do Ifal e diretores-gerais dos campi Arapiraca, Batalha, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Santana do Ipanema e Satuba.

Sobre as novas entregas

Adquirida para abrigar o Clube Acadêmico de Robótica (CABOT®), a sala modular corresponde a um contêiner de 28,80 m². No novo espaço equipado com computadores, impressora 3D e kits Arduino, três estudantes monitores sob a orientação do professor Oberlan Silva têm desenvolvido atividades que envolvem ciência, tecnologia e inovação.

 Um kit Arduino é uma ferramenta popular para aprender eletrônica e programação de forma acessível, prática e divertida. Trata-se de um conjunto de peças e componentes eletrônicos que permite a criação de projetos interativos, mesmo para quem está começando. Ele inclui uma pequena placa de circuito, chamada de Arduino, que funciona como um “cérebro” do projeto, além de sensores, cabos e outros elementos que podem ser conectados para realizar diferentes tarefas, como acender luzes, medir temperatura, controlar motores ou responder a comandos.

“A ideia é que também possamos trabalhar essa linguagem de programação e desenvolver sistemas automatizados com a comunidade externa”, informou o docente, adiantando que já há três propostas de parceria em andamento para a oferta de cursos em uma escola estadual, numa comunidade quilombola e junto a uma associação de jovens.

Quanto aos novos equipamentos do Laboratório de Física, foram investidos quase R$ 300 mil para que o Campus Penedo ampliasse sua capacidade de recursos materiais essenciais às aulas, pesquisas e outras atividades ligadas às cinco principais áreas da Física. A saber, a Física Óptica, Ondulatória, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnética.

 “Foi uma aquisição muito importante para as turmas dos cursos técnicos, porque ajudará o aluno do ensino médio a se familiarizar e compreender melhor os assuntos da disciplina; e, sobretudo, para o curso superior em Química Industrial, porque seu PPC [Projeto Pedagógico de Curso] traz uma exigência de que 30% da carga horária das três disciplinas de Física sejam ministradas em laboratório”, enfatizou o professor Oberlan.

Com relação aos 40 computadores do tipo desktop, eles chegaram ao Campus Penedo no início deste ano e foram direcionados a diferentes setores acadêmicos e administrativos. Entre esses ambientes, estão as salas de aula, com máquinas à disposição dos docentes para facilitar a utilização dos projetores multimídia (data-show), e a biblioteca, que foi contemplada com nove computadores novos. Até então, o setor contava com apenas três máquinas funcionando à disposição dos alunos.

Mais uma inauguração à vista

 Em fase final, a obra do ginásio poliesportivo em construção no Ifal Penedo também foi um dos espaços visitados pela comitiva da reitoria, nesta quinta-feira, 5. O espaço para a prática de esportes e atividades de lazer é um antigo anseio da comunidade do campus e sua inauguração é aguardada com grande expectativa. Os investimentos que tornaram esse sonho possível são da ordem de quase 1,7 milhão, parte deles oriunda de emenda parlamentar do deputado Paulão.

Segundo o engenheiro civil do Ifal, Marcos Prado, 86% da obra já foi concluída e a previsão é que, até o final do mês, ela seja totalmente finalizada. Além da quadra coberta para jogos de futsal, handebol, vôlei e basquete, arquibancadas, sala para depósito de materiais esportivos e vestiários, o projeto inclui no entorno do ginásio uma pista de atletismo de 200m, área para exercícios físicos, praça de convivência com bancos e mesas e sistema de iluminação.