Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo acolhe a quinta turma do curso técnico subsequente em Química

Ifal Penedo acolhe a quinta turma do curso técnico subsequente em Química

Curso noturno reúne estudantes de várias idades e históricos diversos de acesso à educação.

publicado: 25/03/2019 06h27, última modificação: 23/05/2024 15h09

A nova turma noturna do curso técnico em Química recebeu as boas-vindas oficiais, na última semana, durante evento de acolhimento preparado pela coordenação. A turma 2019.1 é a quinta a ingressar no curso e, assim como nas anteriores, a diversidade de perfis dos alunos é uma característica marcante. Destinado às pessoas que já concluíram o ensino médio, o curso da modalidade subsequente reúne estudantes de várias idades e históricos diversos de acesso à educação.

É comum, por exemplo, encontrar pessoas que estavam fora da sala de aula há algum tempo e que veem na formação técnica do Ifal a oportunidade de uma nova etapa de vida. É o caso do penedense Enaldo Pereira dos Santos, de 46 anos, que concluiu o antigo segundo grau há 20 anos.

Enaldo Pereira dos Santos, de 46 anos, concluiu o ensino médio há 20 anos.“Fui embora para São Paulo em 1995 e estava trabalhando no ramo da indústria metalúrgica, mas precisei retornar a Alagoas no ano passado para cuidar de meus pais. Como não gosto de ficar parado, além dos serviços informais que tenho feito em elétrica e hidráulica, decidi voltar a estudar para, quem sabe, conseguir emprego em um novo ramo, que é o da química”, relatou Enaldo, que tem um filho de 14 anos, no 9º ano do ensino fundamental, e já almeja para ele o ingresso em um dos cursos técnicos integrados do Ifal.

Na turma caloura, há também aqueles que não estão e não pensam em ficar afastados do ambiente escolar por muito tempo. Gerlaine da Conceição da Silva, de 18 anos, concluiu o ensino médio no ano passado e optou por fazer o curso do Ifal para se familiarizar com a área da graduação que anseia.

Gerlaine da Conceição da Silva, de 18 anos, optou por fazer o curso técnico do Ifal para se familiarizar com a área da graduação que anseia: licenciatura em Química. “Infelizmente, perdi o prazo do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] em 2018 e não pude pleitear uma vaga para licenciatura em Química por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”, disse a estudante, que reside no povoado Perucaba, em Igreja Nova. “Além de poder continuar estudando até conseguir entrar na universidade, o curso técnico me abre portas para tentar uma vaga de emprego nas usinas sucroalcooleiras da região”, completou a jovem.

Acolhimento – As aulas do novo semestre letivo já estavam acontecendo desde segunda-feira (18), mas o acolhimento somente aconteceu na quinta (21). “Momentos como esse são importantes para apresentar a quem está chegando os setores e pessoas que compõem a instituição, além de situar os calouros sobre o que vão aprender no curso e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora Luciane Brito. Na ocasião, também foram passadas informações relativas às normas acadêmicas, regulamento discente, acompanhamento pedagógico, serviços da biblioteca e editais da Assistência Estudantil.

A presentação do projeto de extensão Química é Show.O acolhimento foi finalizado com a apresentação do projeto Química é Show, iniciativa de extensão que entra em seu quarto ano de existência, levando conteúdos da área para alunos de escolas públicas de Penedo. De forma lúdica e interativa, os bolsistas do projeto mostraram à turma caloura conceitos ligados a reações químicas, ácidos e bases, polaridade, neutralização, entre outros assuntos. Atualmente, a equipe de estudantes envolvidos no projeto coordenado pela professora Elisangela Santos é formada por Alan Lessa, Layane Vieira e Roberta Farias, do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool. Na preparação das apresentações, o grupo conta com o técnico em laboratório, Jean Nascimento.

Para conferir mais fotos do acolhimento à turma 2019.1 de Química, acesse álbum publicado em nossa página no Facebook.