Notícias
Ifal Penedo abriga a primeira estação da nova rede estadual de monitoramento de desastres naturais
Penedo ganhou nesta quinta-feira, 11, a primeira estação meteorológica da nova e moderna rede de monitoramento do sistema estadual de alerta para desastres naturais. O investimento instalado no Campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é referência para a região do Baixo São Francisco, primeira etapa do projeto que terá mais quatro estações do mesmo porte em outras cidades polo do estado, além de mais 40 pluviômetros em outros municípios.
Durante a solenidade de lançamento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gino César Meneses Paiva, destacou que Alagoas será o primeiro estado do Brasil a ter 100% de cobertura com o sistema que transmite dados em tempo real.
O superintendente de Prevenção e Desastres Naturais, Vinícius Nunes Pinho, explicou que a estação é alimentada por energia solar, com painel dotado de bateria para funcionar à noite; pluviômetro; sensores para medir radiação solar; umidade; temperatura; intensidade e direção do vento em três sentidos. “Todas as informações captadas são enviadas para um computador instalado na estação e os dados transmitidos para a nossa central via modem, em tempo real, em intervalos de dez minutos, com informações consolidadas a cada hora”, detalhou.
Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Geraldo Sabino, a nova estação é fundamental para a prevenção de desastres naturais, frisando a maior antecedência de tempo para prevenção desastres e precisão das informações sobre variações climáticas.
Em nome do prefeito Ronaldo Lopes, que se encontra cumprindo agenda de trabalho fora do município, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Penedo, João Ferreira, destacou mais esse avanço gerado pelo trabalho conjunto entre os governos estadual e municipal.
Além de reconhecer a importância da estação para a gestão de riscos associados a eventos climáticos, na ocasião, o diretor-geral do Ifal Penedo, Felipe Thiago Caldeira de Souza, informou que o investimento em ciência e tecnologia também traz ganhos para o campus, no sentido de aproveitar a parceria com a Semarh e aprimorar estudos realizados pela comunidade acadêmica. “Essa estação vai nos servir no objetivo de desenvolver pesquisas, até porque temos professores da área de climatologia e que vêm colaborar com os dados emitidos da estação”, afirmou.
“Na parte do ensino, poderemos também usá-la para desenvolver atividades que enriqueçam as aulas”, completou o professor de geografia, Lucas Suassuna Wanderley, pesquisador com atuação na área de climatologia geográfica, climatologia regional, classificações climáticas, clima urbano e geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais.
A inauguração da nova estação meteorológica foi ainda prestigiada por outros servidores do Ifal, representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Texto adaptado de Fernando Vinícius (Secom/Prefeitura de Penedo), Bruno Gomes e Maria Villanova (Ascom/Semarh)