Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo abre minicurso sobre compostagem doméstica de resíduos orgânicos

Ifal Penedo abre minicurso sobre compostagem doméstica de resíduos orgânicos

Ação tem como público-alvo pessoas da comunidade externa, que têm até 13/09 para se inscrever.
por Lidiane Neves publicado: 10/09/2021 11h04, última modificação: 10/09/2021 11h46

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo está com inscrições abertas para o minicurso sobre compostagem doméstica de resíduos orgânicos. A ação é voltada a pessoas da comunidade externa, que devem manifestar interesse preenchendo, até segunda-feira, 13, o formulário on-line disponível no link abre.ai/minicursocompostagem.

As atividades do minicurso já terão início na terça-feira, 14, das 15h às 16h. Conforme o cronograma (veja abaixo), serão ao todo cinco encontros semanais realizados de forma on-line, sempre no mesmo horário, pelo canal do Ifal Penedo no YouTube. O objetivo é ensinar o processo de fabricação de adubo natural, utilizando a compostagem doméstica. Todo processo será feito com materiais recicláveis e restos de alimentos. Ao final, os participantes receberão certificado.

O minicurso integra as ações de extensão desenvolvidas pelo Campus Penedo. “A proposta inicial do projeto era fazer a compostagem dos resíduos orgânicos do refeitório e aplicar o adubo natural em hortas da agricultura familiar do município de Piaçabuçu. No entanto, devido à pandemia, ficamos impossibilitadas de executá-lo e fizemos, então, uma mudança para o formato remoto, adaptando a ideia para o ensino da compostagem doméstica”, explica a professora que coordena o projeto, Dannielle Costa.

Integram também a equipe as estudantes bolsistas Nathalya Cristina Lessa Correia, do 3º ano do curso técnico em Química, e Lara Letícia dos Santos Andrade, que cursa o 3º ano de Meio Ambiente.

Cronograma de atividades

Horário: 15h às 16h / Local: YouTube IFAL Campus Penedo

ENCONTROS ASSUNTO

14/09/21

O QUE É COMPOSTAGEM? SOLICITAR SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS.

21/09/21

COMO MONTAR A COMPOSTEIRA (GARRAFA PET). O QUE PODE SER COLOCADO NA COMPOSTEIRA?

28/09/21

MANUTENÇÃO DA COMPOSTEIRA. DEGRADAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS.

05/10/21

OUTROS TIPOS DE COMPOSTEIRAS.

13/10/21

APRESENTAÇÃO DAS COMPOSTEIRAS CONFECCIONADAS.