Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo abre inscrições para ingresso em Química Industrial por transferência e equivalência

Interessados podem se inscrever de forma on-line até 23 de março; a oferta é de 20 vagas, sendo 10 em cada edital
publicado: 19/03/2024 13h45, última modificação: 19/03/2024 13h45

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou nesta terça-feira, 19, dois editais de seleção para ingresso por TRANSFERÊNCIA e EQUIVALÊNCIA, neste primeiro semestre de 2024, no curso superior em Química Industrial do Campus Penedo. A oferta é de 20 vagas, sendo 10 em cada edital. Para ambos, o prazo de inscrição já está aberto e vai até 23 de março, de forma on-line.

Para se inscrever, é necessário acessar o site exame.ifal.edu.br, ir até o tipo de seleção desejada e clicar em “inscreva-se”. Em seguida, preencher corretamente com os dados pessoais solicitados e inserir a documentação necessária conforme o subitem 3.3 do edital do respectivo processo seletivo. Em caso de erro nos dados informados ou documentação enviada, ver o subitem 3.7 dos editais.

Processos seletivos

A transferência interna ou externa é para pessoas que já fazem curso na mesma área que a graduação em Química Industrial, em outros campi do Ifal ou em outras instituições, e desejam concluir o ensino superior no Ifal Penedo. O curso e a instituição vinculados ao candidato devem ser reconhecidos ou autorizados pelo Ifal, no caso de transferência interna, e pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE), caso a demanda seja transferência externa.

Já o edital de ingresso por equivalência é destinado às pessoas que já estão graduadas em alguma área afim ao curso superior ofertado pelo Campus Penedo e pretendem também se tornar bacharéis em Química Industrial. Para essa modalidade, o diploma do curso superior do candidato deve ser reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil. Todos os requisitos para cada seleção estão listados no item 2 (II) dos seus respectivos editais. E as áreas afins estão listadas no anexo I de cada edital.

Ambas as seleções serão realizadas pela coordenação do curso, através de uma comissão, em duas etapas: análise documental e análise do histórico escolar. A primeira etapa consiste na verificação dos documentos anexados no formulário de inscrição e no atendimento às exigências de cada edital. Já na segunda, serão analisados os históricos escolares dos candidatos selecionados na primeira etapa, considerando os aspectos, por ordem de prioridade: maior equivalência curricular de conteúdos com o curso superior em Química Industrial; ser oriundo de instituição pública; e menor número de reprovação em disciplinas no curso de origem.

Próximas datas

Após o prazo das inscrições, a continuidade do processo seletivo dos dois editais tem o mesmo cronograma. O período de análise dos requerimentos acontecerá de 24 a 26 de março. O resultado preliminar será lançado no dia 27 do mesmo mês, com o prazo para interposição de recursos para os dois dias seguintes: 28 e 29 de março. O resultado final está previsto para ser lançado no dia 2 de abril, para que o período de matrícula on-line comece no dia seguinte e termine no dia 5 do mesmo mês.

Sobre o curso

O bacharelado em Química Industrial foi implantado em 2022, sendo esta a terceira turma a ingressar. O curso é presencial, noturno e tem duração de cinco anos (10 períodos letivos). A oferta abre oportunidades para a população local e de cidades vizinhas atuar em setores industriais que possuem demanda em ascensão por profissionais da área. Alguns exemplos são as indústrias farmacêutica e de cosméticos, alimentícia, química e energética.

Para garantir uma formação gratuita e de excelência acadêmica, o curso ofertado pelo Ifal Penedo conta com corpo docente qualificado e infraestrutura de laboratórios e outros ambientes, além de programas de assistência estudantil voltados à minimização de desigualdades socioeconômicas para a permanência e o êxito do corpo discente.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre os componentes curriculares e outras informações sobre a graduação ofertada no Ifal Penedo.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves