Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo abre inscrições no curso técnico em Química para quem já concluiu ensino médio
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo abre inscrições no curso técnico em Química para quem já concluiu ensino médio

A oferta é de 40 vagas para ingresso no segundo semestre de 2023; inscrições são on-line e vão até 2 de julho
por Lidiane Neves publicado: 06/06/2023 11h06, última modificação: 06/06/2023 11h06

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo 2023.2 para o curso técnico em Química subsequente ao ensino médio, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. O prazo vai até o dia 2 de julho, gratuita e exclusivamente, pelo site exame.ifal.edu.br. A oferta é de 40 vagas para ingresso no segundo semestre do ano letivo vigente. O curso é noturno e tem duração de dois anos.

Para se inscrever, é preciso ter concluído, até a data da matrícula, o ensino médio ou equivalente. Não há prova de seleção e a classificação dos candidatos ocorre com base na análise do histórico escolar (notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática). As pessoas que obtiveram o ensino médio por outros meios, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou a certificação do Enem e Encceja, também podem participar do processo seletivo.

Como se inscrever

Dentro do prazo estipulado, o candidato deve acessar o endereço eletrônico exame.ifal.edu.br. Caso seja o primeiro acesso à página, é necessário clicar na opção < Fazer cadastro > e preencher as informações solicitadas, com atenção redobrada aos dados como o nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. Depois, basta se inscrever no curso e campus desejado. Vale ressaltar que todas informações prestadas, bem como sua checagem antes de concluir a inscrição, são de inteira responsabilidade do candidato.

No ato de inscrição, é necessário informar as médias das disciplinas exigidas; anexar uma cópia digital do documento oficial com foto onde conste o CPF do candidato; e anexar uma cópia digital do histórico escolar (frente e verso) ou da declaração escolar, onde conste as médias de Português e Matemática informadas. Os documentos anexos poderão ter no máximo 10 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG. Todos os detalhes sobre o ato de inscrição devem ser conferidos no item V (cinco) do Edital nº 34/2023.

Próximas etapas

Encerrado o prazo para se inscrever, o Ifal publicará no dia 3 de julho as relações preliminares de inscrições deferidas e indeferidas, com um dia útil (até 4 de julho) para a interposição de recursos. Na fase de recursos, os candidatos indeferidos terão a chance de, na própria página onde se inscreveu, corrigir o motivo do indeferimento, anexando os documentos corretos. O resultado da análise dos recursos será divulgado em 5 de julho. Já a publicação da lista final, com a relação de classificados e suplentes, está prevista para até o dia seguinte, 6 de julho.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, é possível entrar em contato com o Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal por e-mail: dsi.copes@ifal.edu.br. Os canais oficiais de comunicação do Campus Penedo também estão à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas, sendo eles o e-mail (comunicacao.penedo@ifal.edu.br) e o perfil no Instagram (@ifalpenedo).

CLIQUE AQUI e confira o Edital nº 34/20233/DSI/PROEN-IFAL na íntegra.