Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal participa de operação realizada pelo MPF em Penedo

Ifal participa de operação realizada pelo MPF em Penedo

Estudantes de projeto de extensão do Campus Penedo acompanharam visita à comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros.

publicado: 07/03/2018 20h01, última modificação: 07/03/2018 20h39

Desde segunda-feira (5), operações de proteção aos patrimônios ambiental, histórico e cultural movimentam Penedo e outros municípios da região do Baixo São Francisco, em Alagoas. A ação coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF) corresponde a 8ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e outros órgãos estaduais e federais. A apresentação do plano de trabalho aconteceu no domingo (4) e estudantes do Ifal Penedo tiveram a oportunidade de participar do evento, bem como acompanhar uma das operações no primeiro dia da FPI.

Alysson Melo, Débora Ranyelly, Giovanna Gomes, Lara Romão, Maria Valquíria e Sarah Lima fazem parte do Programa de Extensão Minha Comunidade, desenvolvido pelo Ifal em Penedo, sob a coordenação do professor de Sociologia, Joallan Rocha. “Fomos convidados pelo MPF para integrar a equipe Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural, já que uma das ações do programa está focada no resgate e valorização das tradições afro-brasileiras nas comunidades quilombolas do Oiteiro e Tabuleiro dos Negros”, explicou o docente.

A visita da equipe acompanhada pelos estudantes, na segunda-feira, aconteceu no Tabuleiro dos Negros e foi coordenada pelo antropólogo do Ministério Público Federal, Ivan Soares Farias, com a participação de representantes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A operação incluiu a realização de entrevistas com moradores e lideranças locais, e visitas a determinados lugares (fontes de água, unidade de saúde, escolas e cemitério). Na ocasião, moradores apresentaram um conjunto de demandas, entre elas, a reabertura da escola de nível fundamental da comunidade, fechada recentemente, e a melhoria do calçamento e saneamento básico.

Foto: Alysson Melo“A experiência de campo e o diálogo com a comunidade são diretrizes dos projetos de extensão. Sendo assim, a participação do grupo de estudantes do Minha Comunidade nas atividades da FPI representa uma experiência ímpar na vida acadêmica deles”, destacou o professor Joallan, também se referindo à rica oportunidade que o grupo teve de acompanhar de perto a atuação profissional dos órgãos de fiscalização ambiental, já que se trata de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente.

8ª etapa da FPI – Os representantes dos órgãos e entidades se dividiram em 12 equipes e, até o dia 16 de março, irão a campo em sete municípios: Penedo, Teotônio Vilela, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova e Porto Real do Colégio. O objetivo geral da iniciativa é melhorar a qualidade ambiental dos recursos naturais da Bacia Hidrográfica do São Francisco e a qualidade de vida de seu povo, por meio de ações integradas de conservação e revitalização para o uso sustentável de seus recursos naturais.

As 12 equipes estão divididas de modo a atuar nas seguintes frentes de trabalho: resíduos sólidos e extração mineral; produtos de origem animal e vegetal; abastecimento de água e esgotamento sanitário; ocupação irregular às margens do São Francisco e produtos perigosos; aquática; centros de saúde; fauna; flora; educação ambiental; patrimônio cultural e comunidades tradicionais; equipe base; e gestão ambiental.

Com informações de relato enviado pelo professor Joallan Rocha.