Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal lança editais de seleção para cursos técnicos do Campus Penedo

Ifal lança editais de seleção para cursos técnicos do Campus Penedo

A oferta é de 184 vagas, das quais 72 para o curso de Meio Ambiente, 72 para Química integrado e 40 para Química subsequente
por Lidiane Neves publicado: 23/11/2022 11h30, última modificação: 24/11/2022 10h25

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou nesta terça, 22, e quarta-feira, 23, os editais do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Campus Penedo, no ano letivo de 2023. A oferta total é de 184 vagas, das quais 72 para Meio Ambiente e 72 para Química, ambos na modalidade integrado ao ensino médio. As outras 40 vagas são também para a formação técnica em Química, mas na modalidade subsequente, destinada a quem já tem o ensino médio completo.

Em todos os casos, as inscrições ocorrerão no período de 5 de dezembro até 15 de janeiro, gratuita e exclusivamente pelo site exame.ifal.edu.br. O resultado preliminar das inscrições deferidas (aceitas) e indeferidas (não aceitas) será divulgado até o dia 17 de janeiro, com prazo de um dia para recursos. Já a divulgação do resultado final, que compreende a lista de classificados e suplentes, está prevista para o dia 20 do mesmo mês.

Além de Penedo, o edital lançado para ingresso nos cursos integrados inclui a oferta de vagas para os campi Coruripe, Maceió e Satuba (CLIQUE AQUI para conferir). Já o edital referente ao curso de Química subsequente agrupa em um mesmo cronograma as etapas de seleção para preenchimento das vagas ofertadas pela unidade de Satuba (CLIQUE AQUI).

Os documentos detalham todas as regras do processo que, assim como nos últimos dois anos, utilizará como método de seleção a análise do histórico escolar. Ou seja, os candidatos serão selecionados com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental ou do 1º e 2º ano do ensino médio. Os detalhes sobre cálculo, registro e formato das médias devem ser conferidos no Anexo III dos editais.

Como se inscrever

No período de inscrições informado, ao acessar pela primeira vez o site exame.ifal.edu.br, é necessário preencher o Cadastro (dados pessoais), informando o número do CPF próprio do candidato (não pode ser o CPF da mãe, pai ou outro responsável legal).

Depois, deve-se clicar para realizar a inscrição no curso e turno desejados. Antes de concluir esta etapa, é importante fazer a checagem de todos os dados para possíveis correções, pois é de total responsabilidade do candidato o preenchimento correto do formulário on-line.

Para finalizar a inscrição, é necessário informar as médias das disciplinas exigidas e anexar uma cópia digital do CPF e do histórico escolar ou declaração escolar. Os documentos anexos poderão ter no máximo 10 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG.

No caso do histórico ou declaração escolar, o documento deverá conter: o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola e deverá estar digitalizado na íntegra (frente e verso, se for o caso). Para quem tem dúvidas, os editais disponibilizam no Anexo II o modelo da declaração escolar, tanto para quem vai concorrer às vagas da ampla concorrência quanto para os candidatos cotistas.