Notícias
Ifal lança edital de seleção para ingresso no curso de Química subsequente do Campus Penedo
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o EDITAL Nº 60/2024 referente ao processo seletivo para ingresso em 2025 no curso técnico em Química subsequente ao ensino médio. A oferta é de 40 vagas, das quais 70% destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino. O curso é gratuito, noturno e tem duração de dois anos.
Para participar da seleção, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente entre os dias 6 e 26 de janeiro, exclusivamente no site exame.ifal.edu.br. Ao acessar a página indicada, deve-se clicar no botão “Inscreva-se”. Caso já possua cadastro no sistema, basta digitar o CPF e a senha cadastrada. Caso seja o primeiro acesso, deve-se clicar em “Fazer cadastro” e informar os dados pessoais solicitados.
Documentação necessária
A seleção ocorrerá com base nas médias de Português e Matemática do 1º e 2º ano obtidas pelos candidatos no ensino médio regular ou certificado via Educação de Jovens e Adultos (EJA), Enem ou Encceja. Na página de inscrição, é necessário informar as médias dessas disciplinas, conforme orienta o Anexo II do edital.
Além disso, deve-se anexar as cópias digitais dos seguintes documentos, com tamanho máximo de 10 MB e em formato PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG: documento oficial de identificação com foto, CPF e histórico escolar ou declaração escolar, contendo nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola (modelo no Anexo I do edital).
Cronograma do edital
Para não ter a inscrição indeferida (não aceita), todos os documentos e informações exigidas devem ser apresentadas corretamente pelo candidato dentro do prazo de inscrições. A lista preliminar das inscrições deferidas e indeferidas será divulgada no dia 28 de janeiro. O candidato que tiver a inscrição indeferida poderá enviar recurso no dia 29 de janeiro e regularizar a pendência.
Para o dia 30 de janeiro, conforme o cronograma do edital, está prevista a divulgação do resultado dos recursos recebidos com a lista geral das inscrições deferidas e do resultado preliminar com os nomes dos classificados e suplentes do processo seletivo. Depois disso, em até quatro dias úteis, será publicado o edital de heteroidentificação e validação de documentos para os candidatos aprovados nas cotas de pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
A partir do resultado da sessão de heteroidentificação e validação de documentos, o Ifal divulgará a lista final dos classificados em até dois dias úteis e depois o edital de matrícula. A previsão de início das aulas da nova turma do curso técnico em Química subsequente é abril de 2025.