Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal inaugura Espaços 4.0 nos campi Coruripe e Penedo
conteúdo

Notícias

Ifal inaugura Espaços 4.0 nos campi Coruripe e Penedo

Unidades passam a integrar a rede de 13 unidades contempladas com esse tipo de ambiente inovador em Alagoas
publicado: 11/07/2025 20h20, última modificação: 11/07/2025 20h20

Por Adriana Thiara de Oliveira e Lidiane Neves

A tarde desta sexta-feira, 11, foi de entrega oficial dos Espaços 4.0 nos campi Coruripe e Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). As inaugurações reuniram gestores, servidores, estudantes e autoridades dos dois municípios, além do vice-prefeito de Maceió Rodrigo Cunha, que em seu mandato de senador por Alagoas garantiu, via emenda parlamentar, os investimentos necessários para a criação desses espaços em quase todas as unidades do Ifal.

Implantados com a proposta de estimular a cultura maker, o desenvolvimento de projetos tecnológicos e a qualificação profissional de jovens, os dois mais recentes ambientes inovadores demandaram recursos da ordem de R$ 900 mil. Segundo informações da Pró-reitoria de Administração (Proad), o valor inclui a aquisição dos contêineres que abrigam os Espaços 4.0, os equipamentos de tecnologia e inovação e o custeio das bolsas para as equipes de coordenadores, instrutores e alunos monitores.

 “Mostramos que crescemos. Iniciamos com sete e agora já são 13. Conseguimos trazer para Alagoas os cursos de tecnologia dos Espaços 4.0. Quem tem acesso à Internet e tecnologia tem acesso a oportunidades, e elas podem estar bem próximo das pessoas”, destacou Rodrigo Cunha, durante a primeira solenidade, no Campus Coruripe. “Estamos fazendo história e construindo o futuro. Acreditamos na tecnologia e inovação para lastrear esse cenário”, reforçou o reitor do Ifal, Carlos Guedes.

A implantação dos Espaços 4.0 faz parte de um projeto de âmbito nacional, que tem como foco preparar jovens para as transformações tecnológicas da chamada Indústria 4.0, conectando o ensino às inovações que movimentam o mundo do trabalho. Cada contêiner é equipado com kits de robótica, computadores (desktops e notebooks), impressoras 3D, máquinas de corte a laser, drones, painéis solares, entre outros equipamentos que possibilitam o desenvolvimento de competências para trabalhar com as principais inovações tecnológicas nas áreas de Informática, Eletrônica, Robótica, Internet das Coisas, Empreendedorismo e Fabricação Digital.

“Inicialmente, inauguramos sete espaços e estamos agora retomando essas entregas oficiais, que significam a ampliação das formações em relação à inovação, a toda a tecnologia que possui esses laboratórios e também a possibilidade de fomentar parcerias com os municípios e com o Estado”, salientou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira.

 “Precisamos ter espaços, equipamentos e ofertar cursos de tecnologias avançadas para a comunidade e a juventude como um todo”, disse o diretor-geral do Ifal Coruripe, José Roberto Araújo, ao enfatizar a importância da iniciativa para a expansão das atividades educacionais da unidade. “Esses espaços vêm para democratizar essa conexão entre quem pode ofertar o conhecimento e quem quer aprender, o que é muito importante, ainda mais com todo esse suporte de equipamentos que é oferecido para a gente”, completou o aluno monitor Cristóvão Santana, representante dos discentes na solenidade.

Para o coordenador geral dos Espaços 4.0, Cassiano Albuquerque, a implantação de mais duas unidades no estado amplia a presença do Instituto Federal nas temáticas ligadas à Indústria 4.0, algo essencial para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. “Nosso estado enfrenta um grande déficit nesse campo e entendemos, enquanto instituição, que investir nessas tecnologias é um caminho para enfrentar esse desafio. Ao implantarmos laboratórios de ponta em diferentes regiões do estado, estamos oferecendo oportunidades para que mais pessoas possam se qualificar e integrar esse movimento de inovação e transformação digital”, afirmou.

“É com gratidão que a gente recebe esse espaço. Queremos que ele seja ocupado por estudantes criativos e curiosos, prontos para explorar soluções inovadoras e desenvolver habilidades na área de tecnologia e inovação”, ressaltou o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza. Durante o evento que marcou a entrega oficial, ele também destacou o impacto da iniciativa não apenas para Penedo, como para outros municípios do Baixo São Francisco, já que o campus alcança as comunidades vizinhas de Piaçabuçu, Igreja Nova e São Sebastião, além de Neópolis e Santana do São Francisco, cidades sergipanas localizadas às margens do Velho Chico.

 “Ver esse projeto ganhando vida não só no nosso campus, mas em vários outros campi do Ifal, mostra o quanto estamos evoluindo na educação. O Espaço 4.0 é mais do que um laboratório, é um ambiente que inspira, aproxima a gente da prática e nos prepara de verdade para o mercado de trabalho. Como monitor, o que mais me motiva é poder ajudar outros alunos a entender e aprender. É uma honra contribuir com esse avanço e crescer junto com todo mundo”, evidenciou o estudante Clécio Santos Melo, que integra a equipe de monitores do Curso de Robótica já em andamento no Ifal Penedo.

Segundo o coordenador do Espaço 4.0 da unidade de ensino, Tassius Temistocles, a previsão é que em agosto outros dois cursos já sejam ofertados: Inteligência Artificial e Corte a Laser e Impressão 3D. “Serão 10 vagas para cada turma, sendo metade destinada a alunos do próprio campus e a outra metade para jovens de outras escolas públicas”, adiantou o docente.

Com as inaugurações desta sexta-feira, 11, Coruripe e Penedo passam a integrar a rede de 13 unidades contempladas com esse tipo de estrutura no estado. Desse total, sete já estavam em pleno funcionamento (Palmeira dos Índios, Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Rio Largo), duas estão em fase de implantação (Satuba e Benedito Bentes) e outras duas aguardam a chegada do contêiner (Marechal Deodoro e Murici).