Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal encerra ciclo de aperfeiçoamento gratuito para professores de Inglês de Penedo e região

Realizada entre maio e agosto, capacitação profissional resulta de parceria com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
por Lidiane Neves publicado: 14/08/2024 15h14, última modificação: 15/08/2024 09h44

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo concluiu neste mês os encontros destinados à capacitação de professores de Inglês da região do Baixo São Francisco. Denominada American English Live Series 20 Viewing Parties, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a unidade de ensino e a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos (EUA) no Brasil.

Ao todo, foram seis encontros realizados entre maio e agosto deste ano para discutir temas relevantes em aulas de Língua Inglesa. A cada Viewing Party, os participantes tinham uma hora para assistir ao webinário temático ministrado por nativos de inglês e mais uma hora de discussões conduzidas pela docente do Ifal Penedo, Selma Bezerra. Participaram da capacitação cinco professores, sendo três de instituições públicas e dois de escolas particulares.

“Foram momentos muito produtivos em que pudemos discutir técnicas de ensino do Inglês, de modo a melhor nossa prática de ensino. As palestras apresentadas nos webinários focaram o ensino da habilidade de compreensão oral, uma das habilidades menos trabalhadas nas aulas, mas que também é de fundamental importância”, destacou a professora Selma, que também atua como coordenadora de Relações Internacionais do Ifal.

Os webinários trouxeram os seguintes temas: 1) Ensinando a ouvir: ajudando os alunos a serem ‘ouvidos’ no aprendizado do inglês; 2) “Um bom orador é um bom ouvinte”; 3) Ensinando compreensão auditiva com estratégias comunicativas; 4) Compreendendo o que você está ouvindo: ensinando recursos de pronúncia para compreensão auditiva; 5) Aventuras no ensino da escuta intercultural; 6) Uso de vídeos on-line para desenvolver as habilidades auditivas dos alunos.

Todos os participantes tiveram direito a certificado emitido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Um deles foi o professor da Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, localizada em Penedo, Danilo Barrozo. Ele contou que já participou de outras capacitações promovidas pelo próprio Governo do Estado, mas nenhuma específica para a disciplina que ministra e com professores estrangeiros, mesmo que no formato on-line.

“Em relação ao conteúdo, tudo que foi abordado trouxe coisas que vão ser úteis no meu dia a dia na sala de aula. Então, foi bastante proveitoso e uma novidade aqui para Penedo. Espero que surjam outras oportunidades como essa”, disse Danilo, que há dois anos integra a rede pública estadual de ensino e, há sete, também dá aulas em uma escola particular de Inglês.

Embora o Ifal já tenha histórico desse tipo de ação, é a primeira vez que o Campus Penedo atua como uma host institution (instituição hospedeira) para a oferta de aperfeiçoamento profissional gratuito na área de Inglês. “No ano passado, foi realizada no Campus Santana do Ipanema, e a próxima edição será em setembro”, citou a coordenadora de Relações Internacionais. Ela antecipa que pretende inscrever Penedo novamente, mas a ideia é organizar o evento junto com um professor da rede municipal que foi um dos participantes.

“Considero desbravador que essas iniciativas sejam conduzidas no interior do estado, podendo promover a formação inicial e continuada para profissionais da área que estão geograficamente longe das grandes capitais onde esse tipo de formação é mais comum. Além disso, esses encontros também correspondem a um momento para compartilhar conhecimento e de crescimento não só profissional, como pessoal”, finalizou Selma Bezerra.