Notícias
Ifal contrata profissionais para atender estudantes com necessidades específicas
Neste mês de novembro, o Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo passou a contar com duas profissionais para dar suporte ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). A chegada de ambas foi viabilizada a partir da realização de processo licitatório, pela reitoria do Ifal, para contratar empresas que pudessem oferecer tais serviços em todas as unidades da instituição.
Paula Graziela tem formação em psicopedagogia e atuará de forma a auxiliar o setor nas questões ligadas à adaptação curricular para estudantes com deficiências, uso de tecnologias assistivas, entre outras. Já Carolina Lima é tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela estará, portanto, voltada para o atendimento das demandas de ensino e aprendizagem da comunidade discente surda.
Segundo o coordenador Aguimário Pimentel, hoje o Napne acompanha diretamente sete alunos com diferentes necessidades específicas. O setor conta em sua composição com sete servidores, sendo quatro docentes e três técnicos administrativos dedicados a incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão educacional no âmbito do Ifal Penedo.
Para atendimento das demandas dos discentes, o campus também solicitou no processo licitatório um ledor/revisor/transcritor em sistema Braille, que acompanhe a aluna com deficiência visual matriculada na unidade de ensino. “No entanto, a empresa contratada ainda não encontrou profissional interessado”, informa a psicóloga Bárbara Guerreiro, que já esteve à frente do Napne e atualmente coordena a pasta de Ações Inclusivas do Ifal.
A servidora acrescenta que, além de Penedo, outros 12 campi e a reitoria foram contemplados com essas contratações terceirizadas: Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba (CLIQUE AQUI e saiba mais).