Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aberta seleção complementar para ingresso na graduação em Química Industrial do Ifal Penedo

Para concorrer às vagas remanescentes do curso superior, é preciso ter participado de uma das edições do Enem, a partir de 2009
por Lidiane Neves publicado: 11/05/2023 12h32, última modificação: 11/05/2023 12h39

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou o Processo Seletivo Complementar dos Cursos Superiores de Graduação – Campus Penedo, para ingresso no bacharelado em Química Industrial, no primeiro semestre letivo de 2023 (CLIQUE AQUI para conferir o edital). A seleção visa ao preenchimento de seis vagas remanescentes. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 21 de maio, gratuitamente, pelo site exame.ifal.edu.br.

Para participar do processo, os interessados precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula no curso e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2009. A nota do Enem utilizada na inscrição será critério de classificação dos candidatos e posterior convocação para a matrícula, obedecendo-se a ordem decrescente da média geral de notas e o tipo de concorrência dos inscritos.

No ato de inscrição, caso seja o primeiro acesso na página do Exame de Seleção, é necessário primeiro clicar na opção < Fazer cadastro > para depois se inscrever no processo seletivo desejado. Vale ressaltar que todos os dados informados, bem como sua checagem antes de concluir a inscrição, são de inteira responsabilidade do candidato.

A documentação a ser anexada no ato de inscrição inclui: 1) frente e verso do documento oficial com foto; 2) frente e verso do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente (na ausência do histórico, deve-se apresentar uma declaração de conclusão emitida pela escola); 3) boletim impresso de comprovação de participação de uma das edições do Enem, entre 2009 e 2022, onde constem todas as notas obtidas nas cinco provas que compõem o exame (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação.

Todas as informações sobre como se inscrever estão detalhadas no item V (5) do edital, que deve ser lido na íntegra com atenção. Encerrada a etapa de inscrição, o Ifal publicará, no dia 22 de maio, as relações preliminares de inscrições deferidas e indeferidas, com prazo de 24 horas para a interposição de recursos. Na fase de recursos, os candidatos indeferidos terão a chance de, na própria página onde se inscreveu, corrigir o motivo do indeferimento, anexando os documentos corretos. O resultado da análise dos recursos será divulgado em 24 de maio e a publicação da lista final de classificados está prevista para até o dia seguinte, 25 de maio.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, é possível entrar em contato com o Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal por e-mail: dsi.copes@ifal.edu.br. Os canais oficiais de comunicação do Campus Penedo também estão à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas, sendo eles o e-mail (comunicacao.penedo@ifal.edu.br) e o perfil no Instagram (@ifalpenedo).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso superior em Química Industrial.