Notícias
Grupo Kayré do Ifal Penedo se prepara para estreia de peça no Theatro Sete de Setembro
No dia 16 de novembro, às 19h, o Theatro Sete de Setembro, em Penedo, será o palco da estreia de “A Viagem de Lua”. Com texto e direção do professor André Ferraz, o espetáculo colocará em cena o Grupo Kayré, formado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. A peça integra a programação do 10º Intercâmbio Teatral Estudantil (ITE) e promete oferecer ao público uma narrativa envolvente e educativa.
Para isso, o grupo vinculado ao programa de extensão Artifal tem se dedicado intensamente aos ensaios nos últimos meses. Conforme explicou o docente, trata-se de um trabalho que não se resume à preparação para atuação em cena. O processo inclui, além da interpretação, o aprendizado sobre outros elementos que fazem do teatro uma arte multidisciplinar.
“Ao todo, são 41 integrantes, dos quais 30 em cena, quatro músicos e sete pessoas na produção e equipe técnica”, informa André, destacando que parte das atrizes e atores também colabora na organização da logística e das necessidades práticas da peça, como cenários, figurinos, adereços, objetos em cena, iluminação e operação de luz e som.
Sobre a trama
Voltada para o público a partir dos 10 anos, “A Viagem de Lua” acompanha uma adolescente de 15 anos que, insatisfeita com sua aparência e sua vida, embarca em uma jornada em busca do “Mestre dos Desejos”. A aventura, que se desenvolve em um universo mágico, leva Lua a encontrar personagens de contos de fadas que ora a deixam confusa, ora a ajudam a compreender que a verdadeira transformação acontece de dentro para fora.
A jovem experimenta uma viagem simbólica pelo próprio corpo, explorando o estômago, intestino, coração e cérebro. Cada parada é um convite para que ela reflita sobre aspectos da sua personalidade e seus desejos, em uma jornada de autoconhecimento que também visa levar os espectadores a refletirem sobre aceitação e valorização pessoal.
“O texto foi inspirado em uma peça que escrevi em 2008 para aplicação prática do meu mestrado. O título era ‘A Viagem de Clara’ e foi pensada e produzida para crianças. Então, resgatei recentemente esse texto e, no processo de reescrita para dar origem a ‘A Viagem de Lua’, ele foi praticamente todo alterado para dialogar com a atualidade, focando não mais nas fases da infância, mas da adolescência, em uma associação simbólica com as fases da Lua [satélite]”, conta o professor de Arte do Ifal Penedo.
Ele acrescenta que a narrativa foi também sendo enriquecida a partir das experiências de cada aluna escolhida para interpretar Lua. A protagonista é encenada em momentos diferentes do espetáculo por um total de 12 estudantes. Uma delas é Edilene Santos, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. Como aluna surda, no palco, ela dá a sua parcela de contribuição cênica que incentiva a reflexão sobre a construção de um mundo mais acessível para pessoas não ouvintes.
Por falar em inclusão, “A Viagem de Lua” conta com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho é realizado pela equipe de intérpretes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne): Lucélia Lima, Antônio Santiago e Damião Francisco. Os três têm estudado todo o texto e participado dos ensaios para dar suporte à discente Edilene.
Depois da estreia no Theatro Sete de Setembro, o Grupo Kayré se apresentará no Festival de Arte do Ifal, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, tendo Penedo como o campus anfitrião da edição de 2024.
Sobre o 10º ITE
O Intercâmbio Teatral Estudantil é uma mostra competitiva de teatro amador que envolve escolas da rede pública e privada do município de Penedo. Com ingresso no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), o evento é uma iniciativa da Cia. Artes Ribeirinhas e, neste ano, conta com a parceria da Calumbi Produções.
O ITE ocorre em duas etapas. Na primeira, as escolas inscritas participam de oficinas preparatórias para atores e para a parte técnica do teatro, incluindo figurino, maquiagem, cenografia, sonoplastia e musicalidade cênica, jogos dramáticos e iluminação cênica, entre outros aspectos. A apresentação dos espetáculos no Theatro Sete de Setembro corresponde à segunda etapa, na qual os grupos serão julgados por uma banca composta por três jurados técnicos e dois jurados populares. Entre os integrantes do júri técnico está, inclusive, o professor André Ferraz.
O docente destaca que a peça “A Viagem de Lua”, do Grupo Kayré, não competirá no evento. Segundo ele, o Ifal Penedo é convidado especial para encerrar as apresentações da mostra, que terá início no dia 11 de novembro. De acordo com a programação divulgada no perfil @intercambioteatralestudantil, até o dia 15 de novembro, sempre às 19h, subirão ao palco do teatro as escolas inscritas para concorrer ao prêmio. No sábado, 16, será a vez dos estudantes do Campus Penedo. Já a cerimônia de premiação ocorrerá na noite do dia 18 de novembro.