Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Grupo Kayré do Ifal Penedo se prepara para estreia de peça no Theatro Sete de Setembro
conteúdo

Notícias

Grupo Kayré do Ifal Penedo se prepara para estreia de peça no Theatro Sete de Setembro

Dirigida pelo professor André Ferraz e encenada por estudantes, “A Viagem de Lua” integra programação do 10º Intercâmbio Teatral Estudantil
por Lidiane Neves publicado: 08/11/2024 17h30, última modificação: 08/11/2024 19h02

No dia 16 de novembro, às 19h, o Theatro Sete de Setembro, em Penedo, será o palco da estreia de “A Viagem de Lua”. Com texto e direção do professor André Ferraz, o espetáculo colocará em cena o Grupo Kayré, formado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. A peça integra a programação do 10º Intercâmbio Teatral Estudantil (ITE) e promete oferecer ao público uma narrativa envolvente e educativa.

Para isso, o grupo vinculado ao programa de extensão Artifal tem se dedicado intensamente aos ensaios nos últimos meses. Conforme explicou o docente, trata-se de um trabalho que não se resume à preparação para atuação em cena. O processo inclui, além da interpretação, o aprendizado sobre outros elementos que fazem do teatro uma arte multidisciplinar.

“Ao todo, são 41 integrantes, dos quais 30 em cena, quatro músicos e sete pessoas na produção e equipe técnica”, informa André, destacando que parte das atrizes e atores também colabora na organização da logística e das necessidades práticas da peça, como cenários, figurinos, adereços, objetos em cena, iluminação e operação de luz e som.

Sobre a trama

Voltada para o público a partir dos 10 anos, “A Viagem de Lua” acompanha uma adolescente de 15 anos que, insatisfeita com sua aparência e sua vida, embarca em uma jornada em busca do “Mestre dos Desejos”. A aventura, que se desenvolve em um universo mágico, leva Lua a encontrar personagens de contos de fadas que ora a deixam confusa, ora a ajudam a compreender que a verdadeira transformação acontece de dentro para fora.

 A jovem experimenta uma viagem simbólica pelo próprio corpo, explorando o estômago, intestino, coração e cérebro. Cada parada é um convite para que ela reflita sobre aspectos da sua personalidade e seus desejos, em uma jornada de autoconhecimento que também visa levar os espectadores a refletirem sobre aceitação e valorização pessoal.

“O texto foi inspirado em uma peça que escrevi em 2008 para aplicação prática do meu mestrado. O título era ‘A Viagem de Clara’ e foi pensada e produzida para crianças. Então, resgatei recentemente esse texto e, no processo de reescrita para dar origem a ‘A Viagem de Lua’, ele foi praticamente todo alterado para dialogar com a atualidade, focando não mais nas fases da infância, mas da adolescência, em uma associação simbólica com as fases da Lua [satélite]”, conta o professor de Arte do Ifal Penedo.

Ele acrescenta que a narrativa foi também sendo enriquecida a partir das experiências de cada aluna escolhida para interpretar Lua. A protagonista é encenada em momentos diferentes do espetáculo por um total de 12 estudantes. Uma delas é Edilene Santos, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. Como aluna surda, no palco, ela dá a sua parcela de contribuição cênica que incentiva a reflexão sobre a construção de um mundo mais acessível para pessoas não ouvintes.

 Por falar em inclusão, “A Viagem de Lua” conta com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho é realizado pela equipe de intérpretes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne): Lucélia Lima, Antônio Santiago e Damião Francisco. Os três têm estudado todo o texto e participado dos ensaios para dar suporte à discente Edilene.

Depois da estreia no Theatro Sete de Setembro, o Grupo Kayré se apresentará no Festival de Arte do Ifal, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, tendo Penedo como o campus anfitrião da edição de 2024. 

Sobre o 10º ITE

O Intercâmbio Teatral Estudantil é uma mostra competitiva de teatro amador que envolve escolas da rede pública e privada do município de Penedo. Com ingresso no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), o evento é uma iniciativa da Cia. Artes Ribeirinhas e, neste ano, conta com a parceria da Calumbi Produções.

 O ITE ocorre em duas etapas. Na primeira, as escolas inscritas participam de oficinas preparatórias para atores e para a parte técnica do teatro, incluindo figurino, maquiagem, cenografia, sonoplastia e musicalidade cênica, jogos dramáticos e iluminação cênica, entre outros aspectos. A apresentação dos espetáculos no Theatro Sete de Setembro corresponde à segunda etapa, na qual os grupos serão julgados por uma banca composta por três jurados técnicos e dois jurados populares. Entre os integrantes do júri técnico está, inclusive, o professor André Ferraz.

O docente destaca que a peça “A Viagem de Lua”, do Grupo Kayré, não competirá no evento. Segundo ele, o Ifal Penedo é convidado especial para encerrar as apresentações da mostra, que terá início no dia 11 de novembro. De acordo com a programação divulgada no perfil @intercambioteatralestudantil, até o dia 15 de novembro, sempre às 19h, subirão ao palco do teatro as escolas inscritas para concorrer ao prêmio. No sábado, 16, será a vez dos estudantes do Campus Penedo. Já a cerimônia de premiação ocorrerá na noite do dia 18 de novembro.