Notícias
Grupo Kayré do Ifal Penedo participará do 11° Intercâmbio Teatral Estudantil
Por Emerson Lima (estagiário de jornalismo)*
O Grupo Kayré de Teatro do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo apresentará o espetáculo “Insetos”, na próxima quarta-feira (5), às 19h30, no 11° Intercâmbio Teatral Estudantil (ITE), evento anual que tem como palco o Theatro Sete de Setembro, localizado no Centro Histórico da cidade ribeirinha. Além da peça inscrita para concorrer na mostra competitiva, o grupo participará encenando trechos de “Angelus S/A” e “Lisbela e o Prisioneiro”, no sábado (8), às 18h, dia da cerimônia de premiação.
André Ferraz, professor de Arte e coordenador do Grupo Kayré, que integra o Programa de Extensão Artifal, está otimista com a performance de “Insetos”, pois em sua estreia, no dia 22 de outubro, na Mostra de Extensão do Ifal, que aconteceu no Campus Satuba, ela foi bem recebida pelo público e é vista como uma grande aposta para o ITE.
Para Ferraz, a boa aceitação do trabalho se dá pela dedicação intensa e séria dos estudantes que participam do projeto. “Os alunos que compõem a peça estão muito contentes, pois percebem que estamos fazendo um trabalho bem profundo, que relaciona com coisas que são importantes de serem percebidas nessa idade em que eles estão, de 15 a 18 anos”, disse o docente que dirige o espetáculo.
“Insetos” foi escrita em 2018 pelo dramaturgo brasileiro Jô Bilac, através de um processo colaborativo, e possui um roteiro que aborda questões políticas atuais. Com classificação etária para maiores de 10 anos, trata-se de uma fábula, que mostra um país, Insecta, formado por diversos tipos de insetos, no qual cada tipo representa uma camada da sociedade. O elenco é formado por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que participam do núcleo da tarde do Grupo Kayré.
A peça “Angelus S/A” tem texto de André Ferraz e direção da aluna Maju dos Anjos em conjunto com o professor. Já “Lisbela e o Prisioneiro”, obra brasileira conhecida popularmente em sua versão para o cinema, foi originalmente escrita como peça teatral pelo pernambucano Osman Lins, em 1964. Com direção e adaptação do professor de Arte do Ifal Penedo, o espetáculo tem como elenco os alunos do núcleo da manhã do Grupo Kayré.

ITE 2025
Em sua 11ª edição, o Intercâmbio Teatral Estudantil é um evento em formato de mostra competitiva de teatro amador, que envolve a participação das escolas das redes pública e privada do município de Penedo. Neste ano, acontecerá entre os dias 3 e 8 de novembro, tendo como programação: abertura oficial com início previsto para as 19h do dia 3; mostra competitiva, no período de 4 a 7 deste mês, sempre iniciando às 19h30; apresentação de cenas curtas, às 18h do dia 8; e, na sequência, às 19h, a cerimônia de premiação.
O evento é organizado pela Cia. Teatral Artes Ribeirinhas, em parceria com a Calumbi Produções. A iniciativa visa possibilitar o intercâmbio entre escolas que utilizam o teatro como instrumento pedagógico-cultural. Além das apresentações no palco do Theatro Sete de Setembro, a equipe organizadora realizou no final de junho oficinas em diversas áreas teatrais para ampliar a ideia de troca de experiências entre os alunos das escolas participantes.
Durante a etapa competitiva, as peças apresentadas serão avaliadas por três jurados técnicos e dois jurados populares. O ITE trabalha com premiação em diversas categorias, como melhor espetáculo, direção, atuação, cenografia, figurino, maquiagem, luz e som. “A questão de ser uma competição, por vezes, cria um ambiente de disputa, mas, aqui no Ifal, eu tento ressaltar que o importante é a participação e o trabalho artístico em si. Ganhar ou não é um detalhe e consequência do trabalho”, ressalta o professor André Ferraz, que, apesar de estar competindo com a peça “Insetos”, abdicou de concorrer ao prêmio de melhor direção pelo fato de os espetáculos das outras escolas terem como diretores os próprios alunos.
Venda de ingressos
De acordo com a organização do 11º ITE, nos dias da abertura, apresentação de cenas curtas e premiação, a entrada será gratuita. Já nos dias da mostra competitiva, será cobrado ingresso ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para e estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência, doadores de medula, jovens de baixa renda até 29 anos com ID Jovem). Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Theatro Sete de Setembro, das 14h às 19h30. Para quem estuda ou trabalha no Ifal Penedo, a aquisição pode ser diretamente com o professor André Ferraz.
(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves