Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Grupo ArtIfal Teatro apresenta duas novas peças no auditório do Campus Penedo

Grupo ArtIfal Teatro apresenta duas novas peças no auditório do Campus Penedo

Estudantes sobem ao palco para encenar comédias do dramaturgo francês Molière.

publicado: 20/10/2018 13h43, última modificação: 22/10/2018 08h06

Esta terça (23) e quarta-feira (24) são dias de estreia no auditório do Ifal Penedo. Após meses de aprendizados e ensaios sob o comando do professor e diretor teatral, Almir Altasi, os estudantes que compõem o grupo ArtIfal Teatro sobem ao palco para encenar O Médico à Força e O Doente Imaginário, do dramaturgo francês Molière, considerado um dos mestres da comédia satírica.

As apresentações foram organizadas em três sessões para cada peça, de modo a alcançar a comunidade interna e externa, em diferentes turnos.  O Médico à Força terá duas sessões nesta terça-feira, às 10h30 e às 15h30, e na próxima, dia 30, às 19h30. Já as apresentações de O Doente Imaginário serão nesta quarta-feira, também às 10h30 e às 15h30, e na próxima, dia 31, às 19h30. Ambas são gratuitas e com classificação etária de 15 anos.

Enredos das peças, segundo o professor e diretor teatral:

O Médico à Força - A peça mostra um casal de lenhadores nos seus afazeres na floresta e suas discussões rotineiras. A partir desses conflitos, a mulher Martinha acaba recebendo algumas pauladas do marido Sganarelo. Revoltada com o tratamento recebido, a mulher resolve se vingar e cria um plano para que o marido termine por pagar essas pauladas e pensar em tudo que fez. Nesse caso, Sganarelo acaba se vendo obrigado a se tornar um médico forçado pelos planos da Martinha. Ele precisa curar a filha muda do senhor Geronte, que deseja casá-la com quem ela não ama. Nesses sutis conflitos e atrapalhadas, percebe-se os personagens autoritários, empregados e apaixonados entrelaçando-se no enredo, sem abrir mão das críticas à sociedade da época.

O Doente Imaginário - O texto teatral mostra um hipocondríaco, o senhor Argan, que vive diariamente dependente dos remédios dos médicos. Sua criada Toinette tenta ajudá-lo a sair dessa situação, mas ele não aceita suas opiniões, deseja casar sua filha Angélique com o filho de um médico famoso que possui heranças. Além de ser enganado pelos médicos, o senhor Argan possui uma segunda esposa, Béline, nada confiável. Nesses conflitos que envolvem a família, empregados e médicos, a peça mostra a situação imaginária de um doente, seus interesses particulares e, claro, reflexões críticas à sociedade.

Sobre o autor - Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, nasceu em Paris, na França, em 15 de janeiro de 1622. Escreveu várias peças de teatro e com elas criticava a sociedade e os costumes da época. Usava o humor e a ironia como arma contra a falsidade e a pretensão dos ricos e dos nobres. Suas 28 peças são representadas até hoje com grande sucesso. O Burguês Fidalgo, Escola de Mulheres, As Preciosas Ridículas, Don Juan, Tartufo e O Avarento, estão entre as mais conhecidas. Além de autor, Molière dirigia e atuava em suas peças. Foi no palco, no dia 17 de janeiro de 1673, interpretando O Doente Imaginário, que ele morreu deixando uma das obras mais ricas de todos os tempos (com informações do site Wikipédia).