Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ganhadores da Mostra Brasileira de Foguetes recebem medalhas no Ifal Penedo

Ganhadores da Mostra Brasileira de Foguetes recebem medalhas no Ifal Penedo

Número de medalhistas na edição 2016 triplicou em relação ao ano passado, quando foram conquistadas um total de seis medalhas.

publicado: 11/10/2016 13h49, última modificação: 11/10/2016 13h49
Número de medalhistas do Ifal Penedo triplicou em relação ao ano passado

Os 19 alunos do Ifal Penedo ganhadores da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2016 receberam suas medalhas na manhã desta terça-feira (11). Realizada pelo professor de Física, Henrique Marques, a entrega aconteceu no pátio do campus, durante o intervalo das aulas. Foram seis medalhistas de prata e 13 de bronze. Três dos ganhadores estão classificados para participar da VIII Jornada de Foguetes, entre os dias 7 e 10 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

De acordo com o professor Henrique, o número de medalhistas nessa edição da Mobfog triplicou em relação ao ano passado, quando foram conquistadas um total de seis medalhas. “Em 2014, foram três medalhistas e, em 2013, apenas dois, mas em todos os anos anteriores também tivemos estudantes selecionados para a Jornada de Foguetes e, ao final da competição, eles sempre ficaram entre as equipes mais bem qualificadas do evento”, destacou o docente.

Por meio da Mobfog, cuja atividade consiste no lançamento de foguetes construídos artesanalmente, os participantes trabalham conteúdos das áreas de Química, Matemática e Física. Para o nível de alunos do ensino médio, os foguetes são feitos com garrafas PET, potes de sorvete, fita adesiva, bexiga, bicarbonato de sódio e vinagre.

“A partir da mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio, é possível não só aplicar o conceito de reação química, como aprender a otimizá-la; na Matemática, trabalhamos com o conceito de volume e equação de 2º grau, já que o lançamento dos foguetes forma uma parábola; e na Física, os estudantes aprendem sobre a 3ª Lei de Newton, empuxo e lançamentos oblíquos”, explicou o professor Henrique.

Leia também: Estudantes do Ifal Penedo conquistam 19 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes