Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Prorrogadas inscrições para concurso literário da Flifal
conteúdo

Notícias

Prorrogadas inscrições para concurso literário da Flifal

Novo prazo é até sexta-feira (26); concurso envolve três categorias: poema, conto e crônica.

publicado: 17/10/2018 10h35, última modificação: 23/10/2018 10h22

Foram prorrogadas até sexta-feira (26) as inscrições para o concurso literário da Feira de Literatura e Linguagens do Ifal (Flifal). A atividade integra a programação do evento que acontecerá no Campus Penedo, entre os dias 29 e 31 de outubro. Aberto a todos os estudantes do ensino médio ou superior de qualquer instituição pública de ensino, o concurso envolve três categorias – poema, conto e crônica – com temas específicos.

Cada participante poderá concorrer com, no máximo, um texto em cada categoria. Os trabalhos devem ser enviados, até o prazo estabelecido, para o e-mail flifal2018@gmail.com ou pelo site https://flifal2018.wixsite.com/flifal. Os temas e orientações para envio dos textos estão detalhados no regulamento publicado pela comissão organizadora da Flifal (CLIQUE AQUI para baixar o documento).

Em todas as categorias, serão pré-selecionados três textos para a etapa final. Os trabalhos finalistas serão apresentados no dia 31 de outubro, no encerramento da Feira de Literatura e Linguagens, para uma banca de jurados composta por professores, poetas, escritores e conhecedores de literatura. A apresentação ocorrerá através da recitação dos poemas e leitura dos contos e crônicas finalistas pelos seus respectivos autores.

Na pré-seleção, os textos serão avaliados em dois aspectos gerais: adequação discursiva e linguística. Na adequação discursiva, serão observadas a originalidade, a literariedade, a adequação ao tema, a unidade de sentido e a identificação de sensações, sentimentos, ideias ou experiências. Quanto à adequação linguística, os critérios de análise envolvem a coesão, a coerência, os efeitos sonoros, o emprego de figuras de linguagem, a adequação ao gênero, além da correção gramatical. Na declamação dos poemas e leitura dos contos e crônicas, que correspondem à fase final do concurso, os jurados levarão em conta a interpretação, desenvoltura, dicção e fidelidade ao texto.