Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Exposições e visita técnica completam programação do Dia Mundial da Água

Exposições e visita técnica completam programação do Dia Mundial da Água

A visita foi sobre o Projeto Observando os Rios, da ONG SOS Mata Atlântica, e ao Barco Escola do IMA.

publicado: 23/03/2018 15h44, última modificação: 26/03/2018 13h36

Além das atividades no auditório do Campus Penedo, a programação do Dia Mundial da Água, na quinta-feira (22), incluiu exposições no Ifal e visita técnica sobre o Projeto Observando os Rios, da ONG SOS Mata Atlântica, e ao Barco Escola do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). A visita aconteceu logo no período da manhã, nas margens do São Francisco, em Penedo.

Estudantes conheceram como a equipe de voluntários da ONG atua no monitoramento das águas do Velho Chico. Na ocasião, foram observados alguns parâmetros físico-químicos da água coletada, como PH, turbidez, temperatura, oxigênio dissolvido e presença de coliformes fecais. Na segunda parte da visita, acompanhados da professora Vera Núbia e à bordo de um catamarã, os alunos aprenderam com o IMA sobre a região e a importância do Rio São Francisco, incluindo suas belezas e seus problemas

Quanto às exposições, elas aconteceram no hall de entrada e na área de convivência do campus, atraindo estudantes e servidores. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) expôs fotografias relacionadas às atividades do Centro de Referência em Aquicultura (Ceraqua), localizado na cidade de Porto Real do Colégio, onde são criadas espécies nativas de peixes consideradas em extinção.

expo4.jpgJá estudantes de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), voluntários da ONG SOS Mata Atlântica, apresentaram material relacionado ao Projeto Observando os Rios, que já vem sendo desenvolvido no Baixo São Francisco pela equipe há cerca de dois anos. Também participaram da exposição alunos integrantes do Projeto Meros do Brasil, cujo foco é a pesquisa e conservação do peixe nativo das águas tropicais e subtropicais do oceano Atlântico. O grupo estava acompanhado do professor da Ufal, Cláudio Sampaio.

Aquário - A Codevasf também trouxe uma exposição de aquário com espécies utilizadas em atividades de piscicultura promovidas pela 5ª superintendência regional do órgão. No entanto, devido ao rompimento de parte do vidro do aquário, ainda no período da manhã, a exposição se transformou numa força-tarefa para salvar os peixes e evitar que a água se espalhasse. Participaram da ação funcionários e estudantes. Ao final, as espécies foram levadas ao Rio São Francisco.

Confira todas as fotos em álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.