Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Experiências de estágio colaboram para formação de estudantes dos cursos técnicos do Ifal Penedo
conteúdo

Notícias

Experiências de estágio colaboram para formação de estudantes dos cursos técnicos do Ifal Penedo

Estagiárias falam dos aprendizados na atividade prática; campus tem se empenhado na busca de parcerias para viabilizar mais oportunidades
publicado: 19/08/2024 15h38, última modificação: 19/08/2024 15h38

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo sob a supervisão de Lidiane Neves)

O estágio supervisionado ajuda a aproximar estudantes da realidade na sua área de atuação e prepara-os para o mercado de trabalho. No Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, não é obrigatório realizá-lo, mas é uma das formas de garantir o cumprimento de um dos componentes curriculares necessários para a conclusão dos cursos técnicos das modalidades integrado e subsequente: a Prática Profissional.

A carga horária da Prática Profissional pode ser obtida participando de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, fazendo monitoria de disciplinas relacionadas à formação técnica, elaborando o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou realizando o estágio”, explicou Pablo Pinheiro, coordenador de Extensão do Ifal Penedo, pasta que agrega as demandas de estágio.

Segundo dados do setor, atualmente, sete estudantes do campus estão tendo a experiência de estágio em empresas do ramo da indústria sucroalcooleira, farmacêutica e alimentícia. “Eles estão distribuídos entre a Usina Caeté (Unidade Marituba), em Igreja Nova, a Incoco Premium, em Feliz Deserto, a Farmafórmula e a Kombucha Pirá, em Penedo. Além dessas, temos estagiários na Prefeitura de Penedo e, nos últimos dois anos, encaminhamos alunos para a Cooperativa Pindorama, em Coruripe, Associação Aroeira e Coopaiba, ambas em Piaçabuçu, e Fábrica de Tecidos Peixoto, localizada em Neópolis, Sergipe”, detalhou Pablo.

A prática leva à formação

Cybele Aparecida Santos da Silva, egressa do curso técnico em Química integrado foi contratada pela Farmafórmula após experiência de estágio.Entre as estagiárias, está Cybele Aparecida Santos da Silva, de 18 anos, concluinte do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Ela ingressou no Ifal em 2021 e finalizou o curso em março deste ano. “Tenho muitas opiniões positivas a respeito de atuar no ramo por experiência. Isso me fez abrir a mente para novos caminhos e não ter medo de enfrentar o novo”, disse ela com relação ao estágio concluído em junho na Farmafórmula, uma empresa de formulação de medicamentos e produtos fármacos, situada em Penedo.

O trabalho que eu desempenhei como estagiária e todo o conhecimento adquirido foi de extrema importância para complementar e aperfeiçoar o que estudei no Ifal ao longo desses anos. As práticas em laboratórios [do Ifal Penedo] foram cruciais para o meu entendimento e a realização dos trabalhos na empresa. Porque, muito do que eu aprendi na prática e do zero aqui [na farmácia], eu já tinha visto em algumas aulas teóricas e práticas no campus”, reconheceu a egressa, que hoje integra o quadro de funcionárias da Farmafórmula.

Para Alessandra Fabrícia Santana Araújo, de 18 anos, que concluiu o curso técnico integrado em Meio Ambiente também este ano, estagiar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Penedo representou uma oportunidade de descobrir o que ela tem mais e menos aptidão em sua formação técnica.

Alessandra Fabrícia Santana Araújo, do curso técnico integrado em Meio Ambiente, teve a oportunidade de estagiar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Penedo.Através da prática, eu pude identificar as áreas em que eu me destacava e me interessava mais, enquanto também percebia aquelas que não despertavam tanto meu interesse ou onde eu tinha mais dificuldade. Essa experiência me ajudou a direcionar melhor minha trajetória e a focar em áreas que me motivam”, disse a jovem, que também destacou o fato de conhecer pessoas que a incentivaram no estágio.

A comunicação com colegas do meu setor me deu a oportunidade de construir relacionamentos profissionais valiosos e grandes amizades, aprender a lidar com personalidades e situações diferentes todos os dias e me acostumar com as práticas e expectativas do ambiente profissional. Tudo isso contribuiu para minha preparação para ingressar no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e confiante”, relatou Alessandra.

Uma das práticas de conclusão do curso técnico é realizar o TCC. Quem elaborou o TCC usando o relatório de estágio como matéria-prima foi Emylle Sabrina Nunes da Silva, de 26 anos. A concluinte do curso técnico em Química subsequente estagiou na Usina Sucroenergética da Cooperativa Pindorama e fez da sua vivência na prática profissional seu trabalho para a obtenção da certificação técnica.

Emylle Sabrina Nunes da Silva, concluinte de Química subsequente, fez da sua vivência de estágio na Usina Pindorama o seu trabalho de conclusão de curso.No TCC apresentado em março deste ano, ela trouxe como tema o “Processo de fermentação para a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar em uma usina sucroenergética”, que aborda as fases pelas quais a planta açucareira passa para a obtenção de álcool etílico, a partir da reação química entre as células de glicose.

Foi muito importante fazer o meu TCC sobre algo que eu já conhecia, pois passou para mim mais segurança na hora de defendê-lo perante a bancada. Utilizar o estágio para o TCC foi particularmente mais fácil devido ao fato de que eu estava vivenciando tudo aquilo no meu dia a dia. Além disso, os profissionais que ali estavam me ajudaram bastante na realização do meu trabalho de conclusão, respondendo todas as minhas dúvidas prontamente e dispostos a me passar seus conhecimentos”, enfatizou a egressa de Química subsequente.

Em busca de mais parcerias

Por reconhecer a importância da oferta das experiências de estágio na formação técnica dos estudantes, o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, reforça que a gestão continua a se empenhar para viabilizar mais oportunidades de prática profissional ao corpo discente da unidade de ensino.

Por meio dos estágios, os estudantes têm a oportunidade de lidar com as rotinas do ambiente de trabalho, contribuindo para o aprendizado de competências técnica, social e humana. Por isso, o diálogo constante com os setores produtivos é de suma importância, a fim de oportunizar estágios para a formação completa dos nossos estudantes, bem como a possibilidade futura de empregabilidade”, frisou o gestor máximo do Campus Penedo.

Registros da visita do diretor-geral Felipe Thiago e do coordenador Pablo Pinheiro à Cooperflores, em Ilha das Flores-SE, e à Asprovac, em Coruripe-AL, para formalização de convênio de estágio.De acordo com Felipe Thiago, as empresas e instituições parceiras ficam entusiasmadas quando são procuradas pelo campus. “Elas enxergam o Ifal Penedo como uma instituição de ensino de excelência na formação de futuros profissionais”, afirmou. Segundo ele, o campus também costuma ser buscado para indicar candidatos às vagas de estágio ou emprego, mesmo na ausência de um convênio formal. “O Ifal Penedo tem a credibilidade de proporcionar ao estudante uma formação integral que oferece um perfil diferenciado para as empresas”, respalda o diretor-geral.

Os diálogos mais recentes aconteceram com a Topoagrime, Prefeitura de Igreja Nova, Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores-SE (Cooperflores) e Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Vale do Coruripe (Asprovac). “Com as três primeiras, já formalizamos convênio; com a Asprovac, estamos ainda em processo”, informou o coordenador Pablo Pinheiro, sinalizando que, em breve, a oferta de vagas de estágio será ampliada.

Perfil dos estágios

Conforme a Coordenação de Extensão, as características gerais do perfil dos contratos de estágio estabelecidos com as empresas e instituições contemplam carga horária semanal de 20 horas, com duração média de 4 a 6 meses, podendo ser renovado para até o período máximo de dois anos por instituição, conforme a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Das que oferecem estágio ao campus, até então, apenas a Prefeitura de Penedo e a Incoco remuneram os estagiários. Apesar de a maioria das oportunidades não ser remunerada, a coordenação destaca que a experiência é regulada pelo Termo de Compromisso do Estagiário (TCE), onde consta as obrigações e responsabilidades de cada envolvido que o assinou (empresa, estagiário e Ifal). “Com o termo, todos os nossos estagiários estão resguardados por um seguro de vida válido por todo o período do estágio e que é pago pelo Ifal”, salientou Pablo Pinheiro.