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Experiências de estágio colaboram para formação de estudantes dos cursos técnicos do Ifal Penedo
Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo sob a supervisão de Lidiane Neves)
O estágio supervisionado ajuda a aproximar estudantes da realidade na sua área de atuação e prepara-os para o mercado de trabalho. No Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, não é obrigatório realizá-lo, mas é uma das formas de garantir o cumprimento de um dos componentes curriculares necessários para a conclusão dos cursos técnicos das modalidades integrado e subsequente: a Prática Profissional.
“A carga horária da Prática Profissional pode ser obtida participando de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, fazendo monitoria de disciplinas relacionadas à formação técnica, elaborando o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou realizando o estágio”, explicou Pablo Pinheiro, coordenador de Extensão do Ifal Penedo, pasta que agrega as demandas de estágio.
Segundo dados do setor, atualmente, sete estudantes do campus estão tendo a experiência de estágio em empresas do ramo da indústria sucroalcooleira, farmacêutica e alimentícia. “Eles estão distribuídos entre a Usina Caeté (Unidade Marituba), em Igreja Nova, a Incoco Premium, em Feliz Deserto, a Farmafórmula e a Kombucha Pirá, em Penedo. Além dessas, temos estagiários na Prefeitura de Penedo e, nos últimos dois anos, encaminhamos alunos para a Cooperativa Pindorama, em Coruripe, Associação Aroeira e Coopaiba, ambas em Piaçabuçu, e Fábrica de Tecidos Peixoto, localizada em Neópolis, Sergipe”, detalhou Pablo.
A prática leva à formação
Entre as estagiárias, está Cybele Aparecida Santos da Silva, de 18 anos, concluinte do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Ela ingressou no Ifal em 2021 e finalizou o curso em março deste ano. “Tenho muitas opiniões positivas a respeito de atuar no ramo por experiência. Isso me fez abrir a mente para novos caminhos e não ter medo de enfrentar o novo”, disse ela com relação ao estágio concluído em junho na Farmafórmula, uma empresa de formulação de medicamentos e produtos fármacos, situada em Penedo.
“O trabalho que eu desempenhei como estagiária e todo o conhecimento adquirido foi de extrema importância para complementar e aperfeiçoar o que estudei no Ifal ao longo desses anos. As práticas em laboratórios [do Ifal Penedo] foram cruciais para o meu entendimento e a realização dos trabalhos na empresa. Porque, muito do que eu aprendi na prática e do zero aqui [na farmácia], eu já tinha visto em algumas aulas teóricas e práticas no campus”, reconheceu a egressa, que hoje integra o quadro de funcionárias da Farmafórmula.
Para Alessandra Fabrícia Santana Araújo, de 18 anos, que concluiu o curso técnico integrado em Meio Ambiente também este ano, estagiar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Penedo representou uma oportunidade de descobrir o que ela tem mais e menos aptidão em sua formação técnica.
“Através da prática, eu pude identificar as áreas em que eu me destacava e me interessava mais, enquanto também percebia aquelas que não despertavam tanto meu interesse ou onde eu tinha mais dificuldade. Essa experiência me ajudou a direcionar melhor minha trajetória e a focar em áreas que me motivam”, disse a jovem, que também destacou o fato de conhecer pessoas que a incentivaram no estágio.
“A comunicação com colegas do meu setor me deu a oportunidade de construir relacionamentos profissionais valiosos e grandes amizades, aprender a lidar com personalidades e situações diferentes todos os dias e me acostumar com as práticas e expectativas do ambiente profissional. Tudo isso contribuiu para minha preparação para ingressar no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e confiante”, relatou Alessandra.
Uma das práticas de conclusão do curso técnico é realizar o TCC. Quem elaborou o TCC usando o relatório de estágio como matéria-prima foi Emylle Sabrina Nunes da Silva, de 26 anos. A concluinte do curso técnico em Química subsequente estagiou na Usina Sucroenergética da Cooperativa Pindorama e fez da sua vivência na prática profissional seu trabalho para a obtenção da certificação técnica.
No TCC apresentado em março deste ano, ela trouxe como tema o “Processo de fermentação para a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar em uma usina sucroenergética”, que aborda as fases pelas quais a planta açucareira passa para a obtenção de álcool etílico, a partir da reação química entre as células de glicose.
“Foi muito importante fazer o meu TCC sobre algo que eu já conhecia, pois passou para mim mais segurança na hora de defendê-lo perante a bancada. Utilizar o estágio para o TCC foi particularmente mais fácil devido ao fato de que eu estava vivenciando tudo aquilo no meu dia a dia. Além disso, os profissionais que ali estavam me ajudaram bastante na realização do meu trabalho de conclusão, respondendo todas as minhas dúvidas prontamente e dispostos a me passar seus conhecimentos”, enfatizou a egressa de Química subsequente.
Em busca de mais parcerias
Por reconhecer a importância da oferta das experiências de estágio na formação técnica dos estudantes, o diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, reforça que a gestão continua a se empenhar para viabilizar mais oportunidades de prática profissional ao corpo discente da unidade de ensino.
“Por meio dos estágios, os estudantes têm a oportunidade de lidar com as rotinas do ambiente de trabalho, contribuindo para o aprendizado de competências técnica, social e humana. Por isso, o diálogo constante com os setores produtivos é de suma importância, a fim de oportunizar estágios para a formação completa dos nossos estudantes, bem como a possibilidade futura de empregabilidade”, frisou o gestor máximo do Campus Penedo.
De acordo com Felipe Thiago, as empresas e instituições parceiras ficam entusiasmadas quando são procuradas pelo campus. “Elas enxergam o Ifal Penedo como uma instituição de ensino de excelência na formação de futuros profissionais”, afirmou. Segundo ele, o campus também costuma ser buscado para indicar candidatos às vagas de estágio ou emprego, mesmo na ausência de um convênio formal. “O Ifal Penedo tem a credibilidade de proporcionar ao estudante uma formação integral que oferece um perfil diferenciado para as empresas”, respalda o diretor-geral.
Os diálogos mais recentes aconteceram com a Topoagrime, Prefeitura de Igreja Nova, Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores-SE (Cooperflores) e Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar do Vale do Coruripe (Asprovac). “Com as três primeiras, já formalizamos convênio; com a Asprovac, estamos ainda em processo”, informou o coordenador Pablo Pinheiro, sinalizando que, em breve, a oferta de vagas de estágio será ampliada.
Perfil dos estágios
Conforme a Coordenação de Extensão, as características gerais do perfil dos contratos de estágio estabelecidos com as empresas e instituições contemplam carga horária semanal de 20 horas, com duração média de 4 a 6 meses, podendo ser renovado para até o período máximo de dois anos por instituição, conforme a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
Das que oferecem estágio ao campus, até então, apenas a Prefeitura de Penedo e a Incoco remuneram os estagiários. Apesar de a maioria das oportunidades não ser remunerada, a coordenação destaca que a experiência é regulada pelo Termo de Compromisso do Estagiário (TCE), onde consta as obrigações e responsabilidades de cada envolvido que o assinou (empresa, estagiário e Ifal). “Com o termo, todos os nossos estagiários estão resguardados por um seguro de vida válido por todo o período do estágio e que é pago pelo Ifal”, salientou Pablo Pinheiro.