Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Exame de Seleção 2018.1: prazo para solicitar isenção da taxa termina sexta-feira
conteúdo

Notícias

Exame de Seleção 2018.1: prazo para solicitar isenção da taxa termina sexta-feira

O pedido de isenção pode ser feito pelas pessoas que têm baixa renda e/ou são oriundas de escola da rede pública de ensino.

publicado: 19/09/2017 09h37, última modificação: 19/09/2017 09h37

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para que candidatos ao Exame de Seleção 2018.1 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) solicitem a isenção da taxa de inscrição. O benefício é concedido a pessoas de baixa renda e/ou oriundas de escola da rede pública de ensino. Para pedir a isenção, é necessário comparecer ao campus de oferta da vaga e entregar o formulário de requerimento preenchido, junto com a documentação exigida no item IV do edital (CLIQUE AQUI). A lista com os nomes dos candidatos isentos será divulgada no dia 27 de setembro.

Para as pessoas não interessadas na isenção da taxa, que custa R$ 50,00 (cinquenta reais), as inscrições devem ser feitas até o dia 1º de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço http://exame.ifal.edu.br. O processo seletivo é destinado ao ingresso de estudantes nos cursos técnicos ofertados nas modalidades integrado e subsequente ao ensino médio. No Campus Penedo, são 180 vagas distribuídas entre os cursos de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química.

Os cursos técnicos em Açúcar e Álcool e em Meio Ambiente são integrados ao ensino médio, sendo necessário que os candidatos tenham o ensino fundamental completo até as datas de matrícula. Para cada uma das duas opções de curso, são 35 vagas por turno (manhã e tarde). Já para o curso de Química, ofertado na modalidade subsequente, o requisito é ter o ensino médio completo. São 40 vagas para o turno da noite.

As provas do Exame de Seleção 2018.1 serão realizadas no dia 3 de dezembro, às 9h. Para os candidatos aos cursos integrados, a prova é constituída de questões objetivas de múltipla escolha em nível de ensino fundamental (Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades). Os candidatos às vagas do curso subsequente prestarão exame em nível de ensino médio, sendo a prova constituída de questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática.