Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes produzem HQs sobre acontecimentos da história do Brasil

Estudantes produzem HQs sobre acontecimentos da história do Brasil

Apresentadas como atividade avaliativa, histórias em quadrinhos estão expostas no corredor da biblioteca.

publicado: 30/01/2020 13h25, última modificação: 23/05/2024 14h47

A avaliação do 4º bimestre da disciplina de História para a turma matutina de 2º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool fez os estudantes interagirem em grupo, resultando na produção de histórias em quadrinhos (HQs) relacionadas ao período do Brasil Império. A apresentação dos trabalhos aconteceu na última quarta-feira (29), em sala de aula, mas as HQs criadas foram também expostas no corredor da biblioteca do Ifal Penedo, onde podem ser conferidas pela comunidade do campus.

Conforme explicou a professora da disciplina, Gisele Lima, a atividade avaliativa ficou acordada antes do recesso acadêmico, em dezembro, quando foram definidos e sorteados os temas para cada uma das três equipes formadas: Independência do Brasil e Primeiro Reinado; Regência e Segundo Reinado; e Abolição da Escravatura. “Como são temas muito grandes que envolvem uma série de tópicos, combinamos então que os grupos teriam que fazer um recorte e criar uma história em quadrinhos em cima desse recorte”, explicou a docente, que, por motivo de saúde, acompanhou a apresentação através de vídeo chamada transmitida on-line com a colaboração da professora da área de Açúcar e Álcool, Mayara Feliciano.

Por motivo de saúde, a professora da disciplina, Gisele Lima, acompanhou a apresentação através de vídeo chamada transmitida on-line.Cada equipe teve em torno de cinco minutos para expor as tirinhas produzidas e contar como foi a construção das HQs. “A proposta da apresentação foi saber um pouco dos bastidores do processo de criação, como foi a escolha da temática colocada em evidência, as dificuldades que tiveram, o que de interessante descobriram, enfim, o que aprenderam nesse processo”, disse Gisele Lima, acrescentando que, além do conteúdo das histórias em quadrinhos, a atribuição da nota levará em conta a desenvoltura dos estudantes durante a apresentação, o domínio do tema e a capacidade de superarem as dificuldades que se apresentaram durante o processo de construção, entre outros critérios.

Os trabalhos

O Brasil Império é o nome dado ao período que se estendeu de 1822 a 1889 e encontra-se dividido em três fases: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. O início desse período histórico brasileiro foi marcado pela independência do país em relação a Portugal e o grupo de estudantes que trabalhou esse tema criou uma sequência narrativa utilizando personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. De forma despojada e divertida, os alunos destacaram o famoso momento do Grito do Ipiranga e a posterior aclamação de Dom Pedro I como imperador, que deu início ao Primeiro Reinado.

Trecho da HQ "As descobertas de Lisa".O tema seguinte – Regência e Segundo Reinado – foi abordado pela equipe composta por 14 alunos, que se organizaram em subgrupos para dar conta da arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em tirinhas. “Dividimos a tarefa em três frentes de trabalho: pesquisa, roteiro e técnica. Esta última foi a que incluiu a parte dos desenhos feitos pela aluna Bárbara Costa”, relatou a estudante Gabrielle Nancy Ferreira.

A metodologia utilizada pela equipe resultou na HQ intitulada “As descobertas de Lisa”, personagem da série de animação norte-americana Os Simpsons. A história criada começa com um diálogo da jovem em casa sobre diferentes formas de governo defendidas por três grupos regenciais (liberais moderados, liberais exaltados e restauradores). Na escola, o período regencial do Brasil é o tema de uma das aulas e vários acontecimentos da época são explicados pelo professor e colegas de Lisa, que descobre que Dom Pedro II começou a reinar aos 14 anos de idade e se pergunta como seria se ela fosse imperadora de um país. “Como na história em quadrinhos falamos sobre leis que não beneficiam a população como um todo, fizemos algumas adaptações colocando em pauta a representatividade da população negra e da mulher. Por isso, diferente da série original, a personagem Lisa e seu pai são negros”, explicou o aluno Igor Andrade.

A apresentação dos trabalhos aconteceu na última quarta-feira (29), em sala de aula.Por fim, para abordar o tema Abolição da Escravatura, a terceira equipe apresentou uma HQ sobre o preconceito racial nos dias atuais, evidenciando a ideia de superioridade branca que, por três séculos no Brasil, sustentou a prática da escravidão negra. No trabalho, os estudantes destacaram a distância que há entre o fim do período escravagista, oficializado pela Lei Áurea em 1888, e o fim do preconceito racial, que, apesar de passadas 13 décadas, ainda não aconteceu de fato no país.